A Ubisoft lançou nesta terça-feira (7) sua a versão beta de uma nova plataforma chamada Ubisoft Quartz, que permite aos usuários comprar NFTs de itens que podem ser usados no jogo, como uma arma, roupa ou veículo. Ubisoft Quartz está chamando esses NFTs de “Digits” e optou por baseá-los no blockchain da Tezos.
Dessa forma, a Ubisoft passa a ser a primeira grande empresa de jogos de videogame tradicionais a ingressar no mundo NFT. A empresa fez um anúncio que apontou sua expansão de um metaverso baseado em blockchain.
Os primeiros Digits testados no Ubisoft Quartz são compatíveis com o jogo de computador Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint. E, a partor do próximo dia de 9 de dezembro, os jogadores que alcançarem o nível cinco do jogo, já podem requisitar seus dígitos de algum item do jogo.
Cada Digit será colecionável, possuindo um número de série próprio que será visível para os demais jogadores da plataforma durante as partidas. Com esse número será possíveç rastrear o hoistórico de proprietários do NFT, fazendo com que os jogadores sejam parte constituinte da história do game.
“Ubisoft Quartz é o primeiro bloco de construção em nossa ambiciosa visão para desenvolver um verdadeiro metaverso. E não pode ganhar vida sem superar as limitações iniciais do blockchain para jogos, incluindo escalabilidade e consumo de energia”, comentou Nicolas Pouard, vice-presidente do Laboratório de Inovação Estratégica da Ubisoft, em comunicado oficial.
Pouard falou também sobre a intenção da Ubisoft de que em até cinco anos os jogos de blockchain serão completamente incluindo nos modelos play-to-gain, porém, nem todas as plataformas de jogos adotarão os NFTs.
“Nosso trabalho intenso e constante nos levou a entender como a abordagem descentralizada do blockchain pode, genuinamente, tornar os jogadores staleholders dos nossos jogos, de forma com que essa novidade também seja sustentável para a insdústria, colocando nas mãos dos jogadores quando jogam, compram e criam conteúdo online” pontuou o mandatário.