O conselho de administração do Twitter aprovou um plano que permitiria aos acionistas comprar ações com desconto, diluindo assim o valor das participações compradas por investidores mais novos, como Elon Musk.
O plano reduzirá a probabilidade de que alguém possa ganhar o controle do Twitte sem pagar prêmios de controle ou obter a aprovação de seu conselho. Ele entra em vigor se uma única entidade obtiver a propriedade de mais de 15% das ações ordinárias em circulação do Twitter. O plano não impede que o conselho do Twitter se envolva com propostas de aquisição, se achar adequado fazê-lo.
O Twitter não nomeou Musk em sua declaração, mas se referiu a uma “proposta não solicitada e não vinculativa de adquirir o Twitter” que só poderia ter vindo de Musk, devido aos eventos desta semana.
Por que o Twitter introduziu a política?
Na segunda-feira, Musk comprou 9,2% de participação no Twitter e se tornou seu maior acionista. Inicialmente, parecia que Musk se juntaria ao conselho de administração do Twitter, mas depois concordou em não fazê-lo.
Dias depois, Musk se ofereceu para comprar o Twitter por US$ 43 bilhões a US$ 54,20 por ação. As ações da empresa estão cotadas atualmente em $ 45,08.
Alguns membros da comunidade de cripto apoiaram a tentativa Musk comprar o Twitter. Sam Bankman-Fried, da FTX, disse que ficaria “animado” em ajudar Musk com Twitter e blockchain. Justin Sun, ex-CEO da TRON, também disse que “apóia totalmente as iniciativas de reforma de Elon Musk”.