A Turquia anunciou um aplicativo de identificação digital baseado em blockchain, logo após o banco central turco concluir os primeiros testes de seu CBDC.
Turquia planeja usar a tecnologia Blockchain para fazer login em serviços públicos online. e-Devlet, o portal digital do governo da Turquia usado para acessar uma ampla gama de serviços públicos, usará um ID digital baseado em blockchain para verificar os cidadãos turcos durante o login.
Fuat Oktay, vice-presidente da República da Turquia, anunciou durante o evento Digital Türkiye 2023 que os cidadãos poderão usar a identidade digital baseada em blockchain para acessar o aplicativo de carteira eletrônica, informou o Cointelegraph Turquia.
Oktay chamou o aplicativo baseado em blockchain de uma revolução para os esforços de governo eletrônico, acrescentando que os serviços online serão mais seguros e acessíveis graças à tecnologia Blockchain. Os usuários poderão manter suas informações digitais em seus telefones celulares.
“Com o sistema de login que funcionará no âmbito do aplicativo de carteira digital, nossos cidadãos poderão entrar no e-Devlet com um ID digital criado na rede blockchain”, disse o vice-presidente turco.
A Turquia vem anunciando vários projetos movidos a blockchain há vários anos, mas muito poucos deles se concretizaram até agora. Os planos do país para uma infraestrutura nacional baseada em blockchain datam de 2019. No entanto, além de alguns projetos de prova de conceito e o teste de moeda digital do banco central conduzido após vários atrasos, os frutos das ambições baseadas em blockchain são eles fizeram você espera.
Konya, o centro cultural da Turquia, estava desenvolvendo um projeto para uma moeda urbana que os cidadãos usariam para pagar serviços públicos, mas nenhum outro desenvolvimento nesse sentido foi comunicado ao público nos últimos dois anos.