A Turquia está passando por um momento de forte adesão por parte de seus moradores no interesse por criptomoedas, o que tem atraído alguma das principais corretoras de criptomoedas do mundo. Estima-se que cerca de 84 milhões de turcos já se inscreverem nas novas exchanges que aterrizaram no país, segundo o Cointelegraph.
Por exemplo, a Bitfinex, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, anunciou que irá se expandir para a Turquia, em uma puvlicação no Twitter. Mas não é apenas ela, já que rumores dão conta que a Coinbase irá adquirir a corretora de criptomoedas local, a BtcTurk.
Segundo Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex e Tether, trata-se do potencial significativo que a Bitfinex encontra na Turquia, principalmente após a lei de criptomoeda proposta no país, de acordo com ele. O projeto de lei turco ajudaria a posicionar as criptomoedas de forma a apoiar a falida Lira, a moeda local.
Já para Johnny Lyu, CEO da KuCoin, é uma questão de dimensão, já que a Turquia é um dos 5 principais mercados da KuCoin e está crescendo muito rápido. Já o gerente turco da KuCoin, Kafkas Sönmez, disse que as bolsas globais estão entrando na Turquia querendo atrair atenção, com o elemento offline do marketing sendo fundamental para o público turco.
Uma das formas mais populares de atrair atenção no mercado turco é assinar anúncios em outdoors, anúncios de TV e grandes patrocínios em vários campos. A este respeito, é obrigatório ter uma entidade legal na Turquia”, comentou Sönmez.
O gerente da Bybit na Turquia, Alphan Göğüş, apontou que o marketing localizado e a criação de um produto que pareça diferente do produto global é fundamental, afirmando que a Turquia se destaca como um mercado importante oferecendo um potencial inexplorado de dezenas de milhões de potenciais investidores.
Vale lembra que a Turquia tem uma população jovem, nativa digitalmente e constantemente exposta ao marketing online e offline, com um aumento no uso de criptomoedas em até onze vezes somente no ano passado.