A indústria crypto na Turquia vem apresentando desenvolvimentos importantes para o crescimento do setor no país. Em um movimento recente, a Turquia vem experimentando um aumento bastante significativo no interesse de empresas de criptomoedas que tem o objetivo de entrar em operação no país.
De acordo com dados revelados recentemente pelo Turkish Capital Markets Board (CMB), 47 empresas de criptomoedas solicitaram licenças para operação na Turquia sob novas regulamentações.
Conforme destacou a entidade, o influxo registrado recentemente inclui exchanges de criptomoedas renomadas, a exemplo de Bitfinex, Binance TR e OKX TR. No entanto, algumas exchanges gigantes como Coinbase, Bybit, KuCoin, MEXC e Gate.io ainda não solicitaram licenças de operação no país.
O crescente interesse das empresas crypto acontece em meio a implementação da “Lei sobre Emendas à Lei de Mercados de Capitais”. A nova legislação entrou em vigor no país em 2 de julho. A lei versa sobre o fornecimento de uma estrutura regulatória para provedores de serviços de criptomoedas na Turquia.
O Turkish Capital Markets Board destacou em seu comunicado oficial que três empresas declararam liquidação, ressaltando que os pedidos das que forneceram informações incompletas ou inadequadas ainda estão passando por análise da entidade.
O CMB esclareceu que a inclusão em sua “Lista dos que estão em operação” não equivale à autorização oficial referente à licença.
“A lista aqui publicada foi criada para informar o público sobre as organizações que declaram que irão operar de acordo com o Artigo Provisório 11 da Lei do Mercado de Capitais nº 6.362 (Lei). Neste contexto, a existência da “Lista de Operadores” não significa que as organizações incluídas nesta lista estejam autorizadas nos termos da legislação aplicável”, afirmou.
Com isso, as empresas de criptomoedas que pretendem obter a licença de operação na Turquia ainda deverão ir em busca da aprovação formal do conselho depois da promulgação da legislação secundária.