- Trump quer Bitcoin como reserva estratégica dos EUA
- Proposta pode valorizar e legitimar Bitcoin
- Campanha aceita doações em criptomoedas
O ex-presidente e atual candidato presidencial dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em seu discurso na Conferência Bitcoin 2024 que, se reeleito, designará o Bitcoin como um ativo de reserva estratégico.
Durante sua apresentação, Trump afirmou:
“Estou anunciando que, se eu for eleito, será a política da minha administração, Estados Unidos da América, manter 100% de todo o Bitcoin que o governo dos EUA detém atualmente ou adquire no futuro. Manteremos 100%”. Ele ressaltou que essa medida seria o fulcro para um estoque estratégico nacional do Bitcoin.
Esse anúncio sinaliza uma mudança significativa na postura de Trump em relação às criptomoedas, contrastando com suas críticas anteriores ao setor. Esta nova abordagem poderá não apenas fortalecer a posição do Bitcoin como uma moeda legítima mas também pode atrair investimentos adicionais, influenciando positivamente seu valor no mercado.
A perspectiva de transformar o Bitcoin em um ativo de reserva não é exclusiva de Trump. O influente empresário Mark Cuban, anteriormente, já havia sugerido que o Bitcoin tem o potencial de se tornar um ativo de reserva global, destacando seu valor como um refúgio seguro durante períodos de incerteza geopolítica e inflação.
Além de reforçar seu apoio às criptomoedas, Trump tem promovido a liderança dos Estados Unidos na mineração de Bitcoin e na indústria cripto como um todo. Em um movimento para consolidar esse apoio, sua campanha eleitoral começou a aceitar contribuições em criptomoedas, incluindo Bitcoin, Ethereum e Dogecoin.