- Triunfo de Trump pode favorecer regulação pró-cripto.
- Autonomia dos EUA em criptomoedas enfatizada por Trump.
- Possível avanço na legislação de stablecoins e criptomoedas.
A possibilidade de Donald Trump reassumir a presidência dos Estados Unidos tem agitado expectativas no mercado de criptomoedas. Analistas indicam que uma vitória de Trump, aliada ao potencial domínio republicano no Senado, poderia transformar a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e o Comitê Bancário do Senado em órgãos mais receptivos às criptomoedas, abrindo caminho para um novo regime regulatório mais favorável ao setor.
Durante sua participação no evento Bitcoin 2024, Trump destacou sua visão otimista para o futuro das criptomoedas nos EUA. “O bitcoin, a criptomoeda primária, provavelmente ultrapassará o ouro,” afirmou ele, acrescentando que pretende fazer dos EUA a capital mundial das criptomoedas.
Trump também prometeu demitir Gary Gensler já no primeiro dia de governo e defender a autocustodia do bitcoin, além de nomear um conselho consultivo presidencial focado em bitcoin e criptomoedas. “Se a criptomoeda vai definir o futuro, ela vai ser minerada, cunhada e feita na América. Se o Bitcoin vai para a Lua, como dizem, quero que seja a América que o envie para lá,” disse Trump, garantindo também que, sob sua administração, “nunca haverá uma cbdc enquanto eu for presidente” e que os EUA manterão “100% de todo o Bitcoin que o governo dos EUA detém atualmente ou adquirimos no futuro.”
Esse cenário é visto como uma mudança significativa que ainda não foi totalmente absorvida pelo mercado, segundo Bernstein, analista do setor. Ele sugere que essa transformação pode beneficiar enormemente as criptomoedas, especialmente com a possível aceleração na regulamentação de stablecoins e estruturas de mercado. Líderes em emissão de stablecoins como Circle e Paxos, além de grandes bolsas e corretores/negociantes dos EUA, poderiam ser os principais beneficiados.
O relatório de Bernstein também aponta para uma futura clareza nos processos judiciais em curso entre a SEC e principais players do mercado de criptomoedas, como Coinbase, Robinhood, Binance, entre outras plataformas DeFi e stablecoin. Essa clareza sobre o que exatamente constitui um ativo digital versus um título poderia facilitar registros mais progressivos de títulos de ativos digitais junto à SEC, trazendo a tão necessária certeza regulatória para o mercado.
Outra expectativa é a possível reclassificação dos criptoativos mais significativos, reduzindo a incerteza que atualmente pesa sobre eles. Além disso, espera-se que gestores de ativos possam em breve lançar mais produtos de ETF baseados em criptomoedas.