Em uma decisão importante para a exchange de criptomoedas falida, FTX, o juiz de falências dos EUA, John Dorsey, aprovou um plano para a empresa conseguir finalizar suas operações como parte dos esforços para o reembolso dos usuários. A FTX divulgou a informação em um comunicado oficial, em 7 de outubro.
“A FTX Trading Ltd. e seus devedores afiliados anunciaram hoje que o Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito de Delaware confirmou o Plano de Reorganização da FTX, menos de dois anos após seu histórico pedido de falência”.
Conforme explicou a empresa no documento, sob os termos do Plano, 98% dos credores da FTX em número receberão aproximadamente 119% do valor de suas reivindicações permitidas dentro de um prazo de 60 dias após a data efetiva do Plano, sujeito a conheça seu cliente e outros requisitos de distribuição. A projeção da exchange é que o valor total da propriedade coletada, convertida em dinheiro e disponível para distribuição estará entre US$ 14,7 bilhões e US$ 16,5 bilhões .
“Este valor inclui ativos sob o controle dos Devedores do capítulo 11, bem como ativos sob o controle dos Liquidatários Oficiais Conjuntos da FTX Digital Markets, Ltd. ( Bahamas ), os Administradores da FTX Austrália, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e dezenas de partes privadas que cooperaram nos esforços de recuperação. Os Devedores anunciarão separadamente no devido tempo a data efetiva do Plano e a data estimada da primeira distribuição”.
Ao comentar sobre a decisão, John J. Ray III, CEO e Chief Restructuring Officer da FTX, disse: “A confirmação do nosso Plano pelo Tribunal é um marco significativo em nosso caminho para distribuir dinheiro a clientes e credores. A conquista de hoje só é possível devido à experiência e ao trabalho incansável da equipe de profissionais que apoiam este caso, que recuperou bilhões de dólares ao reconstruir os livros da FTX do zero e, a partir daí, reunir ativos de todo o mundo. Também reflete a forte colaboração que tivemos com governos e agências de todo o mundo que compartilham nosso objetivo de mitigar as irregularidades dos insiders da FTX.”
“Olhando para o futuro, estamos prontos para devolver 100% dos valores de reivindicação de falência mais juros para credores não governamentais por meio do que será a maior e mais complexa distribuição de ativos de massa falida da história. A massa falida está trabalhando para finalizar os arranjos para fazer distribuições a credores em mais de 200 jurisdições ao redor do mundo. Em preparação para esse processo, estamos finalizando acordos para reter agentes especializados para nos ajudar a obter recuperações para clientes ao redor do mundo da forma mais segura e rápida possível. Quero agradecer a todos os clientes e credores da FTX por sua paciência durante todo esse processo”, complementou.
SEC pode desafiar FTX a pagamento de clientes com stablecoins
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) poderá desafiar a falida exchange de criptomoedas, FTX, a pagar clientes com stablecoins? Conforme um documento judicial anexado recentemente, o regulador da indústria nos EUA pode ter atrapalhado a confirmação do plano de falência da empresa.
Conforme a argumentação da SEC, o regulador destacou que pode realizar a contestação quaisquer distribuições envolvendo criptomoedas aos credores da FTX.