Na terça-feira, o Tribunal da Coroa de Preston proferiu sentenças de prisão aos quatro mentores por trás de um esquema massivo de fraude de Bitcoin, relata a BBC .
Jordan Kane Robinson, Stephen William Boys, Kelly Caton e James Austin-Beddoes foram condenados a um total de 15 anos de prisão por obtenção e lavagem fraudulenta de milhões de libras em Bitcoin e outras criptomoedas de uma bolsa com sede na Austrália.
As transações envolveram até £ 21 milhões em lucros ilegais e grandes quantias de fundos foram lavadas por meio de contas no exterior. O golpe foi idealizado pelo residente britânico James Parker, que faleceu em 2021. Parker identificou uma brecha em uma plataforma de negociação de criptomoedas que lhe permitiu adquirir de forma fraudulenta uma quantidade substancial de criptomoedas.
Os cúmplices de Parker, Robinson e Caton, roubaram £ 2,7 milhões e £ 1,7 milhão, respectivamente. O grupo trabalhou com o consultor financeiro de Parker, Stephen Boys, que teria coordenado os esforços de atores estrangeiros para converter a criptomoeda roubada em dinheiro, que foi então lavado por meio de diferentes contas baseadas no exterior.
Um porta-voz do Crown Prosecution Service apoiou esta decisão, declarando que muitos dos ganhos ilícitos obtidos por esses criminosos serão recuperados ou já foram devolvidos à bolsa de criptomoedas australiana afetada por este esquema. #Criptomoeda Crime #NotíciasBitcoin