A TransUnion, empresa americana de relatórios de crédito, está preparada para dar a opção de pontuação de crédito no espaço de empréstimos em criptomoedas, segundo reportou o Wall Street Journal nesta quarta-feira (12).
A TransUnion fez uma parceria com a empresa de segurança digital Spring Labs para usar o serviço ky0x Digital Passport para verificações de dados de crédito para transações de empréstimo em criptomoedas. O ky0x Digital Passport da Spring Labs incorpora protocolos de verificação de identidade, como verificações de conhecimento do seu cliente, um mecanismo usado contra a lavagem de dinheiro (KYC/AML).
Como parte do procedimento, as empresas de blockchain terão acesso às pontuações de crédito dos consumidores ao emitir empréstimos para esses usuários. De acordo com o Wall Street Journal, a medida introduzirá verificações de credibilidade para ambas as parte do acordo de empréstimo de criptomoedas, especialmente para empréstimos com garantia zero. Os usuários com boas classificações poderão garantir empréstimos a taxas de juros mais justas.
De acordo com Steve Chaouki, presidente de mercados dos EUA na TransUnion, a introdução de pontuações de crédito para empréstimos de criptomoedas dará incentivo para maior participação entidades bancárias nesse setor. Ambas as empresas planejam ter o sistema de pontuação de crédito no Passaporte Digital antes do final desse ano.
Acreditamos no potencial de crescimento do DeFi”, disse Steve Chaouki em um comunicado, sobre a possibilidade das DeFi’s terem maior engajamento com a possibilidade para maior investimento em criptografia.
Porém, enquanto a ideia ainda é embrionária, o setor de criptomoedas segue sendo visto com olhos tortos nos Estados Unidos, seja na esfera estadual, quanto na federal, já que os credores de criptomoedas Nexo e Celsius foram vinculados a uma investigação da Procuradoria Geral de Nova York, em outubro do ano passado.