A Ripple Labs divulgou, em 17 de maio, o último relatório de desempenho do ecossistema em que externou as principais atividades da rede ocorridas no primeiro trimestre de 2024. Conforme destacou a empresa as transações com XRP Ledger (XRPL) apresentaram um volume bastante significativo, superando 100%.
De acordo com o relatório da empresa, ao todo, as transações no protocolo XRP Ledger ultrapassaram 251.397.881. O número equivale a um aumento de 108% em relação aos 121.031.713, que foram registrados no quarto trimestre de 2023. Este marco notável no ecossistema foi alcançado através do crescimento registrado pelo protocolo em termos de novas aplicações e utilizadores.
“No último trimestre, as transações em rede aumentaram 108% e o custo médio por transação diminuiu 45%. A taxa média de transação atingiu um máximo em dezembro devido aos testes generalizados de inscrições no XRPL. Assim, a diminuição do custo médio por transação indicou uma redefinição e que não ocorreu nenhum congestionamento na rede no trimestre. Para relatórios futuros, o volume AMM será incluído no volume DEX”, explicou a Ripple em seu relatório.
No documento, a empresa compartilhou um gráfico sobre a movimentação dos mercados XRP durnte o primeiro trimestre, destacando que o ponto mais baixo neste período para o preço do XRP ocorreu em meados de fevereiro e atingiu o pico em março. “A volatilidade verificada apresentou um declínio gradual, atingindo o seu mínimo ligeiramente acima dos 40% em Fevereiro, e depois aumentando rapidamente em Março. Apesar do aumento dos preços no final do primeiro trimestre, os níveis de volatilidade permaneceram elevados acima de 90%”.
No momento da publicação, o preço do XRP estava cotado em US$ 0,5252 com alta de 0.9% nas últimas 24 horas.
Baleias de XRP Continuam Comprando em Meio à Disputa com SEC
Recentemente, observou-se um notável movimento das baleias de XRP, que acumularam um total de 110 milhões de XRP, avaliados em cerca de 55 milhões de dólares. Este aumento na atividade ocorre em um momento crucial para a Ripple, que continua a enfrentar uma intensa batalha legal contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
Essa expressiva acumulação de XRP por parte de grandes investidores reflete uma notável confiança no ativo digital, que atualmente passa por um período de incerteza regulatória. Segundo dados divulgados pelo analista de criptomoedas Ali Charts, esses grandes detentores estão aproveitando o cenário desafiador para reforçar suas posições, mostrando um claro sinal de suporte ao XRP.