As transações de Bitcoin (BTC) registraram uma alta de 39% em relação ao pico anterior em 2017, conforme dados compartilhados pela plataforma de análises, Glassnode, em 15 de maio.
“Bitcoin as contagens de transações atingiram novos ATHs, superando o pico anterior de 2017. Um total de 682 mil transações foram extraídas em um único dia, um salto de 39% em relação a 2017”, informou a plataforma.
#Bitcoin transaction counts reached new ATHs, blowing the previous 2017 peak out of the water.
A total of 682k transactions were mined in a single day, a 39% jump above 2017.https://t.co/wrfu9jGazG pic.twitter.com/kK5Q3YaYwE
— glassnode (@glassnode) May 15, 2023
De acordo com a plataforma, como o espaço de bloco Bitcoin é restrito, somente existem tantas transações que podem caber em um bloco.
“Os blocos extremamente densos observados esta semana devem-se principalmente às inscrições de texto sendo ambos pequenos em tamanho (bytes), mas também descontados pelo SegWit”.
Segundo a análise, as inscrições de texto pagavam taxas extremamente altas, fazendo com que a receita agregada de Bitcoin da taxa do minerador fosse empurrada para ATHs de US$ 17,8 milhões por dia.
“As taxas excederam a recompensa do bloco, atingindo uma média de 6,66 $BTC /bloco. Este foi um dos aumentos mais rápidos na pressão de taxas de todos os tempos”.
Ainda na oportunidade, os dados da Glassnode destacaram que, enquanto os mineradores receberam mais de 3.200 BTC em taxas nas últimas duas semanas, foram retidos apenas 655 BTC, aproximadamente 20% no saldo.
“Isso mostra o quão competitiva é a indústria de mineração Bitcoin, onde qualquer receita inesperada é frequentemente necessária para cobrir os custos”, comentou.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 27.411,04 em alta de 2.1% nas últimas 24 horas.