O que é DeFi?
DeFi significa Finanças Descentralizadas e é um sistema financeiro baseado em blockchain que não depende de um ponto central de controle, como bancos, corretoras, credores e outras entidades reguladas pelo governo que facilitam as transações financeiras.
O DeFi é semelhante ao nosso sistema financeiro atual, mas é ponto a ponto e depende de moedas descentralizadas chamadas criptomoedas e serviços descentralizados chamados DApps para facilitar as transações.
Se o governo não controla o DeFi, quem cria os instrumentos financeiros envolvidos na criptografia?
Qualquer um pode! Se você tem experiência com tecnologia descentralizada , pode estar na vanguarda da construção do futuro do DeFi. Confira este guia passo a passo para criar um Ethereum DApp.
O que é uma moeda DeFi (criptomoeda)?
DeFi Coins ou DeFi tokens são ativos digitais que podem ser comprados, vendidos e negociados usando soluções descentralizadas chamadas DApps. Esses tokens são criados pelo povo para o povo, sem o controle do governo.
Os tokens DeFi são emitidos no blockchain em um ambiente de código aberto, em estruturas modulares, que são resistentes à censura. Essas moedas podem ser atreladas ao dólar dos Estados Unidos, flutuar com base na oferta e demanda como um estoque, ou ajustar automaticamente de acordo com as flutuações de preço, também conhecido como rebasing.
Você pode usar a criptomoeda para pagar por coisas ou enviar para seus amigos. As negociações passam pela rede Bitcoin, uma rede descentralizada de nós independentes que validam cada transação.
O que são DApps?
Os aplicativos DeFi (DApps) são instrumentos financeiros que permitem comprar, vender e negociar ativos digitais, semelhantes às soluções que usamos hoje, como PayPal ou RobinHood, mas apenas em uma rede descentralizada. Como os DApps são executados no blockchain, ninguém tem controle sobre a rede.
Nem todos os DApps permitem que você compre, venda e negocie criptomoedas – alguns permitem que você empreste e peça emprestado. Ao mergulhar em nossas 15 principais moedas e DApps, você descobrirá muitos tipos diferentes de DApps para muitos casos de uso díspares.
Por que DeFi em Crypto?
Quando uma criptomoeda é criada, seu histórico de transações é armazenado em um livro-razão público, tornando seus registros visíveis para todos. No entanto, a transação está vinculada apenas à carteira do usuário e não à sua identidade pessoal, dando às pessoas mais liberdade de ação sobre seu dinheiro.
Com a criptomoeda, você não precisa depender de bancos ou corretoras para gerenciar e facilitar seu dinheiro. O blockchain permite que você mantenha controle total sobre seus ativos com carteiras digitais. Essas carteiras digitais mantêm seus fundos com segurança e só podem ser acessadas com uma chave privada à qual só você tem acesso.
No blockchain, você pode enviar transações ponto a ponto para qualquer pessoa na rede de qualquer lugar do mundo, ignorando a aprovação de bancos e outros intermediários de serviços financeiros.
A criptomoeda dá a você mais controle sobre seu dinheiro e, na cabeça de algumas pessoas, uma proteção promissora contra a inflação. Acreditamos que o poder do blockchain e da criptomoeda acabou de chegar à ponta do iceberg e que há muito mais coisas reservadas.
Lista dos 15 principais DeFi Crypto Coins e DApps
Aqui está uma lista de nossas 15 principais moedas DeFi e soluções para 2021. Há muitos projetos inovadores emergindo no espaço DeFi; portanto, se perdemos alguns projetos, avise-nos nos comentários e iremos adicioná-los.
Polygon (MATIC)
Polygon, anteriormente conhecido como Matic, é um protocolo de escalabilidade intercadeia que fornece uma estrutura para redes blockchain que não podem se conectar devido ao congestionamento da rede e outros problemas. O Polygon visa trazer a flexibilidade e escalabilidade das altcoins com a liquidez, segurança e interoperabilidade da Ethereum.
UniSwap
Uniswap é um protocolo financeiro descentralizado que permite comprar, vender e negociar criptomoedas no blockchain Ethereum por meio do uso de tecnologia de contrato inteligente. Como o Uniswap é descentralizado, os usuários mantêm controle total sobre seus fundos, ao contrário de uma troca centralizada que faz com que os usuários abram mão de suas chaves privadas.
Como funciona é que as pessoas podem se tornar parceiros de liquidez, o que significa que podem juntar seu dinheiro com outras pessoas na plataforma Uniswap, permitindo que as transações ocorram. Em troca, como provedor de liquidez, você recebe uma porcentagem de cada negociação que faz uso do pool de liquidez em que mantinha seus fundos.
ChainLink
Chainlink é um oráculo descentralizado para blockchain que permite que contratos inteligentes em qualquer blockchain façam uso de recursos fora da cadeia, incluindo aleatoriedade verificável, dados de preços à prova de violação, APIs externas e muito mais.
PancakeSwap
O PancakeSwap é semelhante ao UniSwap, exceto pelo fato de ser construído na Binance Smart Chain, que afirma ser uma alternativa mais rápida e barata ao Ethereum. O PancakeSwap permite aos usuários trocar entre criptomoedas, aproveitando os pools de liquidez no PancakeSwap.
Decentraland
Decentraland é uma plataforma construída em Ethereum que combina blockchain e realidade virtual para permitir que as pessoas comprem, vendam e negociem ativos digitais em um ambiente de mundo virtual. Esses ativos podem incluir qualquer coisa, desde terrenos virtuais a NFTs.
Terra (Luna)
Terra é um protocolo stablecoin baseado em blockchain que alavanca um token nativo, sistema oracle e contratos inteligentes para alimentar seu sistema de pagamento global. Terra visa reduzir a centralização no mercado, permitindo que cada blockchain interaja com seu stablecoin.
MakerDAO
Maker é uma organização autônoma descentralizada construída sobre o blockchain Ethereum que foi projetada para reduzir a volatilidade de seu próprio token fixo em USD, DAI. O Maker permite que os usuários gerem Dai, aproveitando ativos colaterais aprovados pela “Governança do Maker”.
Kyber
A Rede Kyber é um protocolo on-chain que agrega liquidez de várias fontes em um único pool. Os desenvolvedores podem integrar o Kyber a seus dApps, carteiras e sites para fornecer aos usuários uma maneira fácil de trocar tokens.
Polkadot
PolkaDot é um protocolo de blockchain que conecta vários blockchain em uma única rede, permitindo que você envie dados ou ativos para o blockchain de sua escolha. A rede é projetada para suportar dois tipos de blockchains, a rede principal, chamada de relay chain, e parachains que são criados pelo usuário.
Nota: A capitalização de mercado DeFi foi avaliada em cerca de US $ 93,8 bilhões em 18 de maio de 2021.
SushiSwap
SushiSwap é uma bolsa descentralizada baseada em Ethereum que é administrada pela comunidade para a comunidade. Eles usam Automated Market Makers (AMM) para facilitar suas negociações, o que faz uso de contratos inteligentes para gerar e gerenciar pools de liquidez.
Em março de 2021, o SushiSwap lançou uma ponte de cadeia cruzada que os permite interagir e facilitar as transações com vários outros blockchains.
Compound
Compound é um protocolo blockchain que permite emprestar e tomar emprestado criptografia. Quando você empresta dinheiro usando o Protocolo Composto, você ganha uma porcentagem da criptografia que emprestou.
Aave
Aave é um protocolo blockchain apoiado pela comunidade baseado no blockchain Ethereum que permite às pessoas emprestar e tomar emprestado vários tipos de ativos digitais.
UMA
Universal Market Access (UMA) é um protocolo blockchain que permite às pessoas atrelar seu token ao preço de qualquer coisa. Por exemplo, se você quiser que seu ativo digital rastreie o preço da prata, pode usar UMA, que permitiria aos usuários ter exposição à prata sem realmente possuir prata física.
ThorChain
ThorChain é uma plataforma de blockchain de cadeia cruzada construída no Cosmos SDK que permite que as pessoas troquem criptomoedas. Como o SushiSwap e o UniSwap, o ThorChain utiliza um AMM para fornecer liquidez aos seus usuários.
USDGold
USDGold é um token descentralizado baseado em Ethereum com um NFT Marketplace integrado. Na plataforma USDGold, os usuários podem participar de Fazendas, o que lhes permite ganhar mais USDGold apenas fornecendo liquidez ao pool USDGold.
Como comprar DeFi Crypto Coins
Existem várias trocas excelentes e soluções descentralizadas que oferecem a capacidade de comprar, vender e negociar suas moedas DeFi – incluindo algumas que estão listadas acima. Nessas plataformas, você poderá identificar o preço do DeFi Crypto que pretende comprar e definir uma meta para quando deseja que seu pedido seja processado.
Resumo
- Primeiro, você precisa comprar sua criptomoeda usando sua moeda fiduciária. Você pode fazer isso em uma bolsa centralizada como Binance ou Coinbase.
- Crie uma carteira de criptografia para enviar sua criptomoeda. Preferimos MetaMask.
- Transfira seus fundos de sua conta Coinbase ou Binance para sua carteira MetaMask.
- Envie sua criptomoeda para um banco de criptografia para ganhar juros.
No exemplo abaixo, compraremos $ CAKE da PancakeSwap. Para comprar $ CAKE no PancakeSwap, primeiro você precisa obter acesso ao Binance Smart Chain (BSC) via MetaMask.
O BSC é uma versão centralizada do Ethereum que opera nos servidores da Binance. Na Binance Smart Chain, a moeda principal dos aplicativos do Binance são a Binance Coin (BNB). Para comprar o BNB, você precisa ir ao Binance Exchange e comprar diretamente com sua conta bancária.
Depois de adquirir seu BNB da Binance, você irá transferir o BNB para sua carteira MetaMask. Você pode copiar seu endereço MetaMask clicando no rótulo Conta conforme exibido na imagem abaixo.
Em seguida, você transferirá sua moeda BNB do Exchange para o endereço de sua conta MetaMask.
Depois que o BNB for depositado em sua carteira MetaMask, você desejará acessar o PancakeSwap. PancakeSwap é o criador de mercado automatizado líder e fazenda de produção na Binance Smart Chain. Para nossos objetivos, usaremos o PancakeSwap para trocar o BNB por $ CAKE.
No PancakeSwap, você precisará configurar sua carteira MetaMask para começar. Clique no botão Conectar no canto superior direito.
Em seguida, clique no ícone MetaMask para fazer o login com sua conta MetaMask.
Assim que estiver conectado, seu endereço no BSC aparecerá no canto superior direito.
A seguir, você comprará $ CAKE com o $ BNB que comprou da Binance. Navegue até a opção Comércio \ Troca no menu da barra de navegação à esquerda. No Exchange, selecione $ BNB como o token De e $ CAKE como o token Para.
Ao clicar no botão Trocar, você receberá o pop-up “Confirmar Troca”. Para este tutorial, vamos trocar 0,0713 BNB por 1,14 $ CAKE. Clique no botão Trocar para finalizar sua compra.
O MetaMask será aberto e você será solicitado a confirmar sua negociação. O valor da transação será o valor do BNB que você vai trocar mais as taxas do gás.
Clique em Confirmar. Você oficialmente terá o $ CAKE em sua MetaMask Wallet assim que a transação for gravada no blockchain BSC.
Infelizmente, você não conseguirá ver o $ CAKE na sua carteira imediatamente. Você precisará navegar de volta ao MetaMask. Na guia Ativos da MetaMask, você precisará rolar para baixo até o botão Adicionar token.
A visualização Adicionar Token será exibida no MetaMask. Clique no token personalizado e cole o seguinte endereço:
0x0e09fabb73bd3ade0a17ecc321fd13a19e81ce82 no endereço do contrato do token.
Ao navegar de volta para a guia Ativos, você verá o $ CAKE.