O estágio atual do mercado de criptomoedas, juntamente com um foco maior nas regulamentações, deixou os investidores preocupados com as perspectivas futuras dos ativos digitais. Os formuladores de políticas já estão pensando em introduzir criptomoedas centralizadas e emitidas pelo estado que acabarão por competir com os descentralizados. Os governos da Rússia e Ohio já começaram a investigar CBDCs, com testes sendo lançados este ano. Mas, por enquanto, essas criptomoedas descentralizadas são o caminho a seguir. Neste artigo, listamos as principais criptomoedas para comprar em 2022.
O que são Altcoins?
Altcoins são as criptomoedas que significam “Moedas Alternativas”. Portanto, qualquer moeda que não seja bitcoin é chamada de altcoins. Em outras palavras, os ativos de dígitos que fornecem soluções alternativas para a indústria de criptomoedas são conhecidos como altcoins. Altcoins também funcionam na tecnologia B lockchain como Bitcoin. Um blockchain é um livro-razão descentralizado, digital e distribuído que funciona como um banco de dados seguro. Os dados, uma vez armazenados aqui, são impossíveis de adulterar.
Cada altcoin é única e melhor que sua contraparte em velocidade de transação, taxa de processamento e custo de mineração. Alguns exemplos fortes de altcoins podem ser Ethereum, Litecoin, Ripple e muitos outros. Embora o conceito possa ser semelhante ao Bitcoin, esses tokens têm suas características e qualidades definidoras. Altcoins são classificados de acordo com suas funções e mecanismos.
O que é Altcoin season ou altseason?
Altcoin season ou altseason é um período em que as criptomoedas alternativas experimentam um aumento no desempenho do mercado devido ao aumento dos preços e volumes de negociação. A tendência ou ‘Temporada’ das altcoins é um dos ciclos que ocorrem no mercado de criptomoedas. Além disso, há também a temporada do Bitcoin, que é um período em que o Bitcoin domina o mercado de criptomoedas.
Esses termos de duas temporadas são usados em períodos de alta ou condições em que o mercado de criptomoedas experimenta um aumento no preço e no desempenho. Normalmente, essas chamadas ‘estações’ interagem entre si, pois os aumentos de preços não duram muito tempo.
Quais Altcoins comprar em 2022?
Algorand (ALGO)
Algorand é um blockchain de código aberto, sem permissão e de dois pneus que usa um mecanismo de consenso de prova de participação. A Algorand foi criada para resolver o trilema do blockchain adotando formas únicas de seus pares com objetivos semelhantes. Isso atraiu muito financiamento privado de grandes investidores. Pode -se apostar e ganhar recompensas com ALGO, o token de utilidade da Algroland. O que se destaca com ALGO é que toda vez que novos tokens ALGO são introduzidos, eles são distribuídos para os detentores de moeda existentes no sistema.
O PoS da Algorand é único por ter implantado um processo de seleção aleatória onde os validadores são selecionados aleatoriamente para validar o próximo bloco. Ele usa VRF (função aleatória verificável) uma ferramenta cripto exclusiva e sofisticada que seleciona os nós aleatoriamente. É de fato uma alternativa de baixo custo, alta velocidade e ecológica ao Ethereum e Bitcoin.
Avalanche (AVAX)
Avalanche é uma blockchain de prova de participação (PoS) e plataforma de contrato inteligente. Ele visa resolver problemas de escalabilidade um dos importantes problemas de blockchain que são proeminentes no momento. Avalanche jura por sua velocidade extremamente rápida a um custo menor do que a maioria de seus pares. Atualmente, conseguiu atingir uma taxa de transferência de 4500 transações por segundo (TPS).
Avalanche implantou o Ava Labs projetado – Snowball como seu mecanismo de prova de participação. Os usuários podem validar transações apostando AVAX. Os usuários terão que apostar um mínimo de 2000 AVAX para participar do consenso ou delegar seu AVAX para outro validador. ‘X-chain’, ‘C-chain’ e ‘P-chain’ são as três infraestruturas de blockchain utilizadas pela Avalanche. Por meio da implantação dessas inúmeras arquiteturas de blockchain, ele permite a criação de redes de blockchain que são personalizáveis e interoperáveis e hospedam aplicativos descentralizados (dApps).
Polygon (MATIC)
A Polygon, anteriormente conhecida como rede MATIC, é uma solução de dimensionamento de camada 2 desenvolvida em 2019 para superar muitas restrições de blockchain Ethereum, incluindo velocidade de transação, taxa de transferência e preços de gás.
Ele foi criado como uma solução de dimensionamento, mas rapidamente se transformou em um ecossistema multifuncional que atraiu muita atenção. MATIC, sua moeda nativa, apareceu no Binance Launchpad em 2019 durante o boom do IEO. O token ERC-20 é executado na blockchain Ethereum e usa um mecanismo de consenso de prova de participação.
Chainlink (LINK)
Chainlink é uma rede descentralizada que é alimentada por Oracle um provedor de dados descentralizado. O problema enfrentado pelos contratos inteligentes é que, para executar seus termos, a maioria deles precisa utilizar uma fonte de dados externa. A Chainlink queria ser a ponte Golden Gate entre o blockchain e o mundo real. Parabéns ao Chainlink por ter estendido as habilidades dos contatos inteligentes, tornando a acessibilidade ao mundo real mais fácil e rápida. Suas habilidades se estendem até eventos e pagamentos sem comprometer a segurança e a confiabilidade da tecnologia blockchain.
Chainlink trabalha na dinâmica do comprador e do provedor. Os compradores especificarão os dados que precisam adquirir e os provedores terão que licitar para entregar os dados apostando tokens LINK. O sistema de reputação da Oracle pesa os dados fornecidos e os oráculos podem ser modificados para acompanhar as mudanças dinâmicas da tecnologia.
Cardano (ADA)
ADA o token nativo do Cardano Blockchain é usado para facilitar as transações P2P. Cardano é uma blockchain de código aberto que adotou um modelo de prova de participação chamado Ouroboros. Ele visa resolver escalabilidade, conformidade regulatória, fraudes cometidas por eleitores e interoperabilidade. A rede ganha sua credibilidade por causa de sua tecnologia revisada por pares, dando-lhe uma vantagem técnica em termos de superioridade.
Vale a pena trazer à luz que Charles Hoskinson, um dos membros fundadores da Ethereum, deixou a equipe para ajudar a cofundar Cardano.Uma das utilidades do blockchain Cardano está na execução de contratos inteligentes e no desenvolvimento de aplicativos descentralizados que são seguros e altamente escaláveis.
Token FTX (FTT)
FTX é uma troca cripto centralizada que oferece muitas facilidades sob o mesmo teto. Pode-se negociar derivativos de criptomoedas que incluem futuros e opções. A negociação de margem pode triplicar seus ganhos e perdas e é uma faca de dois gumes. Mas, os comerciantes adoram a negociação de margem, e a FTX usa tokens alavancados como uma alternativa à negociação de margem.
O token de utilidade da troca de criptografia é FTT e a taxa é menor do que a maioria de seus pares. No que diz respeito à prevenção clawback, em outras corretoras de derivativos uma quantia considerável dos fundos dos clientes foi reivindicada por perdas sociais. A FTX reduz isso utilizando um modelo de liquidação de três camadas.
Polkadot (DOT)
Polkadot é uma criptomoeda que adotou um mecanismo de prova de participação (POS) para fornecer interoperabilidade perfeita entre muitas blockchains. A interoperabilidade entre cadeias é alcançada permitindo que vários sistemas funcionem em uníssono, pois oráculos, sem permissão e blockchains com permissão podem ser conectados por meio do protocolo da Polkadot. O que torna o Polkadot tão único é que ele permite que os desenvolvedores criem seu próprio blockchain enquanto se apoiam confortavelmente na segurança que a cadeia do Polkadot oferece.
A rede Polkadot executa três tipos de blockchain – a cadeia de retransmissão, a cadeia de ponte e a parachain. A cadeia de retransmissão é a principal rede que permite conectar-se a outras blockchains e processar transações, e mais de 1.000 transações podem ser processadas por segundo. DOT, o token nativo da Polkadot desempenha o papel principal na manutenção e funcionamento da rede.
Litecoin (LTC)
Litecoin é como aquele irmão mais novo que constantemente tenta ser melhor que o mais velho. Nesse caso, o Litecoin é realmente melhor em muitos aspectos quando comparado ao seu irmão – Bitcoin. Os fundadores do Litecoin e do Bitcoin não são os mesmos, então você pode estar se perguntando por que os chamamos de irmãos! É porque o Litecoin foi construído com base no código Bitcoins e improvisou muitos aspectos que faltavam no Bitcoin. Improvisou a velocidade e a escalabilidade das transações.
O Litecoin funciona em um mecanismo de consenso de prova de trabalho, onde os mineradores precisam validar cada bloco. LTC é o token do Litecoin e tem uma oferta máxima de 84 milhões. O LTC pode prescindir de qualquer intermediário, como uma plataforma de câmbio, por exemplo, para ser trocado por outras moedas. O LTC pode ser trocado ponto a ponto, pois é compatível com Atomic Swap.
Stellar (XLM)
Stellar é uma rede aberta que permite a movimentação e o armazenamento de dinheiro. Quando foi lançada em julho de 2014, um de seus objetivos era impulsionar a inclusão financeira para alcançar as pessoas no mundo todo que não possuem acesso ao banco mas um pouco depois, suas prioridades mudaram para ajudar empresas financeiras a conectarem umas com as outras por meio da tecnologia blockchain.
O principal objetivo da Stellar network é cimentar as brechas que persistem entre o mundo financeiro centralizado e o mundo das criptomoedas. Para tornar isso realidade, ela precisa conectar leigos, instituições financeiras e sistemas de pagamento, e a Stellar está fazendo exatamente isso. O que alimenta a rede Stellar é o Lumens (XLM) seu token nativo. Ele usa um mecanismo de consenso de prova de participação chamado Stellar Consensus Protocol (SCP).
Se você deseja converter sua moeda para outra moeda, o fundo carregado por meio de sua moeda é inicialmente convertido em moedas Stellar e, em seguida, convertido na moeda desejada. Isso torna as trocas de qualquer moeda em todo o mundo sem complicações. O baixo custo e a incrível velocidade de transação — sem a intervenção de intermediários, é a cereja do bolo!
Hedera (HBAR)
A Hedera é a única contabilidade pública descentralizada que seguiu o caminho menos percorrido. Ele evitou os mecanismos de prova de trabalho e prova de participação e usa o Hashgraph como alternativa. HBAR, a moeda nativa do Hedera, não é usado apenas para pagar taxas de transação, mas também para pagamentos no aplicativo. 50 bilhões de HBARS é o suprimento máximo que a rede pode ter.
Tendo considerado o blockchain obsoleto e ineficiente, a Hedra implantou um algoritmo de consenso exclusivo que usa o que é chamado de protocolo de fofocas para a criação de cadeias não lineares. Para verificar a transação, os nós continuam passando os detalhes da transação uns para os outros, e os nós que recebem essas informações as repassam novamente.
Conclusão
O Bitcoin está em tendência de baixa e, quando o BTC cai, as altcoins geralmente têm uma queda maior. Uma queda de 50% dos preços atuais das altcoins ainda é possível. Portanto, invista apenas em pequenas quantias. Antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.