As melhores carteiras de criptomoedas estão em foco com o atual momento do mercado de criptomoedas. O aumento do número de usuários da Indústria também fez crescer os casos de roubo cibernético e golpes. Por isso, contar com uma boa Crypto Wallet App e Hardware para armazenar suas moedas digitais com segurança é muito importante. Mas e você, sabe quais são as melhores 10 melhores Crypto Wallet App e Hardware para 2023?
Com tantas opções disponíveis e com mais de um tipo para escolha, tomar a decisão sobre qual carteira escolher nem sempre é fácil. Contudo, esse é um processo que faz parte da jornada de investidores que desejam ter sucesso no mercado de criptomoedas.
A recente queda do FTX é um ótimo exemplo de por que vale a pena manter criptomoedas em Crypto Wallet App ou Hardware de armazenamento. Quando sua criptomoeda está em uma bolsa, como FTX, você só pode acessar esses ativos se a bolsa for capaz de distribuir seus fundos para você. Outro exemplo, é se essa exchange de criptomoedas for hackeada ou estiver administrando mal os fundos, seu dinheiro pode ser derenado da corretora de criptomoeda ou perdido.
Se você está preocupado em saber como guardar suas criptomoedas, então veio ao lugar certo. Nesse artigo, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Além disso, também listamos as 8 melhores carteiras de criptomoedas que você pode investir sem medo em 2023.
Então conosco e entenda mais sobre as melhores carteiras criptos. Boa leitura!
O que é uma carteira de criptomoedas – Crypto wallet?
As carteiras de criptomoeadas ou Crypto Wallet são dispositivos ou softwares onde o trader pode guardar as informações que dão acesso aos seus ativos digitais armazenados na blockchain. Por meio dela, você pode administrar suas transações com criptomoedas, sem a necessidade de intermediários. É como se a carteira de criptos fosse a sua conta na rede blockchain, onde você e não o banco tem controle sobre suas operações nesse mercado.
Como funciona as Cryptos wallets?
Para quem está iniciado agora no mercado de criptomoedas, entender como funciona uma Crypto Wallet pode parecer complicado. Mas, na verdade não é tão difícil quanto se imagina.
De modo geral, para funcionar a carteira de criptomoeda conta com um mecanismo de criptos. O objetivo com isso é levar mais segurança para as transações no mercado de criptomoedas.
Além disso, quando alguém transfere criptomoedas para sua carteira, ela não está transferindo a moeda digital em si. Nesse caso, o que ela está transferindo é a propriedade da moeda digital para o endereço da sua carteira.
Ou seja, ao fazer essa transferência, a pessoa confirma para a rede blockchain que aquela criptomoeda agora pertence ao seu endereço e não mais ao dela. Para que esse processo ocorra adequadamente, são gerados dois códigos. O primeiro deles é conhecido como chave pública. Trata-se de uma sequência de números e letras, que o provedor da carteira de criptos gera automaticamente. Esse código, como o próprio nome já evidencia, é uma informação pública, então você pode compartilhar com outros usuários em suas transações.
O segundo código corresponde a chave privada. Ela também é composta por uma sequência de letras e números. Mas, a diferença aqui é que esse código é o que te dá acesso a carteira de criptos para realizar suas transações. Portanto, trata-se de uma informação individual e que só você deve ter acesso. Com essas duas chaves, você pode comprar, vender ou negociar suas criptomoedas com mais segurança.
Tipos de Crypto Wallet App e Hardware para 2023
Tão importante quanto saber quais são as melhores carteiras de criptos do mercado, é entender quais tipos delas existem atualmente.
No geral, as carteiras de criptomoedas podem ser classificadas em dois tipos: Crypto Wallet quentes e frias:
Carteiras de criptomoedas quentes
Basicamente, a carteira quente são de software onde você armazena seus ativos de criptomoedas. Nela, suas chaves (públicas e privadas) ficam armazenadas no próprio desktop ou aplicativo da sua carteira. Assim, você pode acessar remotamente e administrar ou negociar suas criptos de onde estiver. Seja pelo computador, telefone ou por qualquer outro dispositivo conectado a internet.
A praticidade que essa opção de carteira oferece faz dela uma ótima opção para muitos traders. Sobretudo para aqueles que negociam criptoativos com mais frequência.
Mas, vale destacar que, por estarem acessíveis online, a carteira quente está mais vulnerável a uma ampla variedade de ataques cibernéticos.
Carteiras de criptomoedas frias
As carteiras frias, por sua vez, são wallets de hardwares que vem em formato de unidades USB. E possibilita a você negociar suas criptos. Mas, para isso, é preciso estar conectado a um computador ou dispositivo móvel.
Nessa carteira, suas chaves podem ser acessadas a partir de QR Codes. Além disso, diferentemente das carteiras quentes, essa opção de carteira oferece um nível de segurança maior contra vários tipos de ataques cibernéticos. A menos que você perca sua unidade USB, sua QR Code de acesso as suas chaves, ou então sofram ataque de phishing, suas criptomoedas estarão seguras na carteira fria.
A desvantagem do armazenamento a frio é que seus ativos são menos líquidos e mais difíceis de negociar rapidamente, pois você precisa passar por várias etapas de proteção para acessar seus fundos.
Como configurar carteira de criptomoedas?
Basicamente a configuração da sua carteira digital, vai depender do tipo de carteira que escolheu para guardar seus ativos.
Configurando uma Crypto Wallet Quente
Para configurar uma carteira quente, basta seguir os passos abaixo:
- Baixe a carteira, após ter certeza da legitimidade do software, para evitar fraudes.
- Em seguida, faça a configuração da conta, sempre utilizando recursos de segurança, como autenticação em dois fatores, biometria entre outros.
- Depois que finalizar a configuração, adicione os fundos à carteira. Essa adição de fundos vai depender do tipo de carteira, algumas você consegue fazer a compra das criptomoedas e outras só permite que sejam feitas transferências de outro lugar. Quando é permitido fazer a compra, deve ser pago com cartão de crédito ou débito.
Configurando uma Crypto Wallet Fria
A configuração da carteira fria é ainda mais prática que a anterior. Para realizar esse processo, basta seguir os passos abaixo:
- Primeiramente você deve comprar sua carteira fria online. O ideal é adquiri-la diretamente de um desenvolvedor. Assim, você evita possíveis problemas com adulterações.
- Em seguida, faça a instalação do software da carteira seguindo as instruções.
- Por fim, deposite suas criptomoedas e comece a negociar seus ativos digitais enquanto estiver com o dispositivo conectado ao seu computador ou dispositivo móvel.
Conheça as 10 melhores carteiras de criptomoedas para usar em 2023
Agora, você já sabe o que é, como funciona e como configurar sua carteira de cripotmoedas. Então, chegou o momento de descobrir quais são as melhores carteiras criptos da atualidade. Fique atento a cada uma delas e suas características, até mesmo para escolher aquela que melhor se adequa aos seus objetivos. Confira!
1. Coldcard: Crypto Wallet Hardware
Coldcard é uma carteira de hardware comprável, fácil de usar, ultra segura e de código aberto que é fácil de fazer backup via cartão microSD criptografado. Sua chave privada é armazenada em um chip de segurança dedicado. O design de software MicroPython te permite fazer mudanças.
A carteira Coldcard é mais indicada para armazenar o Bitcoin, essa carteira dá a você controle total sobre os seus bitcoins. Isso significa que terceiros não podem congelar ou perder seus fundos. Você, no entanto, ainda é responsável pela segurança e cópia de sua carteira.
A carteira é carregada a partir de um ambiente especializado e seguro fornecido pelo dispositivo. Isto pode fornecer uma proteção muito segura contra a vulnerabilidades e malware já que nenhum programa pode ser instalado neste ambiente.
2. MetaMask: Crypto wallet App
A carteira de criptomoedas mais popular do mercado de criptos, com mais de 30 milhões de usuários ativos, é o MetaMask também possui seus motivos para ser considerada uma das melhores. Para começar, essa carteira também possui uma interface intuitiva.
O que, por sua vez, facilita o acesso a vários tokens e apps descentralizados na rede Ethereum. Além disso, a MetaMask possui maior compatibilidade com as soluções blockchain. E também é uma carteira capaz de suportar redes de Web3 populares, como:
- Binance Smart Chain
- Ethereum
- Polygon
- Avalanche
Usando essa carteira você tem acesso a NFT populares como o OpenSea. E pode fazer a troca de itens colecionáveis, conectando-os diretamente à carteira. Vale destacar ainda a facilidade em usar a carteira como uma extensão nos principais navegadores web. Seja no Google Chrome, ou então no Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Brave. A MetaMask também está disponível para download nos dispositivos iOs ou então Android.
Outro destaque para essa carteira é que as contas possuem armazenamento local. Isso significa que as informações não chegam aos servidores da carteira. Assim, você enquanto proprietário dessa carteira de criptos possui controle total sobre suas chaves privadas.
Com tantas vantagens assim, fica fácil entender porque a MetaMask está na lista de melhores carteiras de criptos de 2023, certo? Então esta é uma possibilidade que você realmente deve considerar na hora de escolher a sua carteira.
3. TrustWallet: Crypto wallet App
Esta é considerada uma das melhores opções de carteira para deseja negociar seus criptoativos no celular. No geral, a TrustWallet oferece suporte para uma ampla variedade moedas digitais e tokens. Por meio dela é possível lucrar com juros em 12 tipos de criptomoedas diferentes.
Sua interface é intuitiva e escaneável, o que a torna uma carteira bem simples de usar. Além disso, ela possui um navegador Web3 integrado, que possibilita a seus usuários acessar dApps e jogos blockchain diretamente pelo aplicativo.
Essa Crypto wallet também facilita a aquisição de NFTs. Isso porque, com a TrustWallet, os usuários conseguem comprar e guardar tokens usando a Exchange descentralizada incorporada. E o mais interessante é que o usuário dessa carteira pode fazer tudo isso sem precisar sair do aplicativo.
Sem falar que é uma carteira operável pela Binance, uma das principais exchanges de criptomoedas do mundo. A carteira envia links para a Binance, mas não tem custódia. Então a guarda das chaves privadas é de responsabilidade do próprio usuário. Vale ressaltar ainda que TrustWallet consegue suportar mais de 40 blockchains. No geral, ela é capaz de operar mais de 4,5 milhões de moedas e tokens.
Como esse tipo de carteira é integrada com a Binance Dex, ela permite que o usuário faça compra de muitos tokens com cartão de débito ou crédito. Todo esse conjunto de fatores acaba fazendo desta uma das melhores carteiras de criptos. Inclusive, ela é atualmente uma das carteiras de criptomoedas mais bem avaliadas pelo mercado do Google e da Apple.
4. Electrum: Crypto wallet App
Aqui temos uma outra excelente carteira de criptomoedas. Muito fácil e super rápida de fazer a configuração, a Electrum proporciona uma excelente segurança e suas taxas de transação podem ser personalizadas.
Além disso, a carteira não passa por tempo de inativação, devido as configurações do próprio servidor. No entanto, requer um pouco de experiencia na área e não a recomendamos para quem está iniciando. Ela foi fundada no ano de 2011, e é uma das mais antigas carteiras, e uma das poucas que ainda negocia apenas em Bitcoin.
No geral, os recursos dessa carteira de criptoativos são robustos, com presença de verificação de transação, 2FA e suporte de multi-assinatura. Ela faz uso de clientes leves, então acaba ocupando menos espaço.
Além disso, por usar verificação de pagamentos simples, a carteira oferece transações mais ágeis. Mas sem abrir mão da segurança em todo o processo de negociação.
5. BlueWallet: Crypto wallet App
Não tem como falar nas melhores carteiras criptos sem mencionar a Crypto BlueWallet App. Com um design moderno e interface acessível, essa carteira é indicada para quem deseja realizar transações on-chain.
Com ela, é possível criar e importar várias carteiras e também atua com cofre de multi-assinatura. E, assim, garantir mais segurança em suas transações. Ela também é uma boa opção para quem deseja usar a carteira no celular. Sobretudo porque conta com o app móvel cheio de recursos e integração com a Lightning Network.
Além disso, é uma plataforma perfeita para traders de bitcoin que não querem aprender softwares mais complexos de desktop. Mas além de enviar, receber e armazenar os bitcoin, ela permite transações feitas através de lotes, estabelece as conexões Tor para privacidade e personalização de taxas.
Sem falar da vantagem de atuar com integração com a Lighting Network, o que torna a transação muito mais simples e rápida. O destaque para essa carteira é a negação plausível, que é um tipo de recurso que permite estabelecer senha diferente, na hora de descriptografar uma carteira “falsa” que foi configurada.
6. Exodus: Crypto wallet App
Trata-se de uma das melhores carteiras de criptos para quem deseja negociar através de desktops. Não só porque garante transações mais ágeis, mas também pela facilidade com que ela pode ser usada. E também em razão de suas diversas funcionalidades que otimiza a experiência do usuário.
Além disso, essa carteira também permite que os usuários realizem compras de Bitcoin com o Apple Pay. No geral, sua interface é atraente e intuitiva. No início, a Exodus era apenas uma carteira para desktop. Mas atualmente ela também oferece app para IOS e Android. E é compatível com outras carteiras de hardware, como a Trezor One e Trezor T.
Mas, seu maior uso ainda em sistemas operacionais como Linux, Windows e Mac. Até porque sua atualização é a cada 2 semanas. Ela é uma carteira que fornece suporte para mais de 260 ativos e tem taxas que são personalizáveis para Ethereum, Bitcoin e ERC20. Além disso, faz uso de cliente leve, o que deixa a verificação de pagamento bem simples e sem baixar blockchains completos.
7. Trezor T: Crypto Wallet Hardware
Trezor T, como Ledger, é um nome sinônimo de armazenamento de Crypto wallet fria. Seu Modelo T é a segunda geração de carteiras de hardware que eles criaram. O Trezor Model T é muito parecido com o Ledger, mas dá ao usuário a capacidade de acessar trocas de terceiros, como Changelly e CoinSwitch, diretamente na interface do site. Embora isso seja bastante conveniente, dificilmente justifica seu preço mais caro de $ 219.
Com suporte para mais de 1.400 criptomoedas, a carteira pode ser confuso para um usuário iniciante, mas é a carteira com melhor segurança do mercado, porque vem com os recursos de segurança mais fortes e o histórico de qualquer carteira de hardware revisada.
8. Ledger Nano S Plus: Crypto Wallet Hardware
A Ledger Nano também é uma das carteiras criptos que você deve considerar e não é para menos. Afinal, com ela é possível fazer a instalação de até 100 apps ao mesmo tempo e fazer a compra e venda de criptomoedas direto pelo aplicativo da Ledger live.
Além disso, essa carteira possui compatibilidade com outras 50 carteiras do tipo hardware. Sem contar que ela é excelente quando se pensa em estrutura de segurança, pois é rígida e os recursos de negociação são controlados.
Quando se trata de espaço cripto essa carteira está entre as líderes. Não é à toa que sua marca está entre as mais reconhecidas nesse meio. Um de seus maiores destaques está vinculado ao fato dessa carteira fazer uso de componente Secure Element.
O Secure Element é como se fosse um chip de cartão de crédito, possibilitando uma camada extra de segurança para essa conta.
Inicialmente, a carteira trabalhava com a Nano S. Mas, em 2023, ela foi atualizada para a Nano S Plus. Então, agora ela vem com uma tela aprimorada, maior capacidade de armazenamento e suporte para cabo USB-C.
Vale destacar que esse é um tipo de carteira que possui uma certificação de segurança através de agência governamental. Que nesse caso é a ANSSI, uma agência de segurança cibernética da França. Além disso, a Ledger não serve só para administrar as moedas, mas também pode ser usada para apostas e empréstimos de criptomoedas.
9. Guarda: Crypto wallet App
A Guarda é uma das carteiras cripto mais bem avaliado do mercado, é gratuita para todos os fins, cujos usuários podem acessar suas criptos via celular, desktop ou extensão do navegador. Suporte para mais de 50 principais blockchains e mais de 400.000 ativos digitais. Os usuários da Guarda podem mover criptomoedas para armazenamento frio por meio de uma integração com a carteira de hardware Ledger. A
Guarda também disponibiliza programas de staking, possibilidade de comprar criptos e trocar instantaneamente, obtenha empréstimos criptos, adicione uma camada extra de segurança com assinatura múltipla.
10. Coinbase Wallet App
Essa é uma excelente carteira para quem está iniciando ou mesmo não conhece nada do mundo das criptomoedas. Sua interface é intuitiva e muito fácil de usar. Além disso, essa carteira consegue suportar mais de 5 mil ativos digitais. E ainda apresenta autenticação com múltiplas assinaturas e 2 fatores.
Com a Carteira Cripto Coinbase é possível armazenar moedas populares, como Bitcoin, Litecoin, Dogecoin e Ripple, e também tokens em blockchains. Ele também carece de algumas funcionalidades oferecidas pelos concorrentes, como um aplicativo de desktop, embora sua extensão de navegador se conecte à carteira de hardware Ledger.
Outro diferencia dessa carteira incluem:
- Backups em nuvem opcionais, que visam fazer a proteção das chaves digitais. E também
- Acesso a trocas descentralizadas no app, que permite a conversão de tokens sem a presença de intermediários.
Além disso, quem opera com a Coinbase, pode abrir conta na exchange de criptomoedas Coinbase, uma das plataformas de negociação de criptos mais popular dos EUA. E o melhor, a conta é sem custodia, desse modo, a chave privada fica guardada em seu dispositivo e não na plataforma.
Isto, por sua vez, lhe dá maior tranquilidade quanto a possíveis bloqueios de moedas. Ou memso em razão da exposição a ataques cibernéticos no site que possam comprometer a segurança de suas criptomoedas.
Conclusão: melhores carteiras de criptomoedas 2023
Com esse texto nosso intensão foi compartilhar com você as principais informações sobre as funcionalidades das carteiras de criptomoedas. Além disso, nós tentamos mostrar os tipos de carteiras que melhor atendem as pessoas e proporcionam facilidades para quem deseja fazer a gestão de criptomoedas. A ideia aqui era trazer diferentes opções de armazenamento desses ativos e os benefícios que cada carteira pode oferecer para você.
Principalmente, no que tange a segurança da transação em si. Afinal, para quem trabalha com moedas digitais, a segurança é um fator fundamental evitando sempre problemas futuros.
Portanto, agora que você já conhece essas 10 opções selecione aquela que você mais gostou e comece a fazer a gestão dos seus ativos digitais.
No geral as melhores carteiras de criptomoedas são as frias (Crypto Wallet Hardware), pois elas são carteiras sem custódia, o tipo de opção de armazenamento preferida por muitos entusiastas de criptomoedas porque colocam você no controle de suas próprias criptos.