Se você tem lido sobre cripto e blockchain ultimamente, pode ter encontrado pessoas falando sobre “tokens criptográficos”. O que exatamente são esses tokens e como eles diferem de criptomoedas como Bitcoin?
Noções básicas sobre criptomoedas
Antes de entrarmos nas diferenças entre tokens e moedas, você pode precisar de uma rápida atualização sobre o que são criptomoedas. São moedas digitais que as pessoas podem trocar com bens e serviços, semelhantes a moedas regulares como dólares e euros.
Ao contrário do dinheiro tradicional, as criptomoedas não são gerenciadas por instituições governamentais. Todas as transações envolvendo criptomoedas específicas são registradas em um blockchain centralizado , um livro-razão que facilita os movimentos entre endereços seguros. Moedas e tokens são ativos digitais usados para transações no blockchain.
Moedas vs. Tokens
Embora as palavras “moeda” e “token” sejam frequentemente usadas de forma intercambiável, elas são tipos distintos de ativos. A diferença mais significativa entre uma moeda e um token é onde eles operam. Moedas são unidades nativas do blockchain em que são construídas. Por exemplo, o Ethereum é nativo do blockchain Ethereum, enquanto o Bitcoin foi feito para o blockchain Bitcoin. Essas moedas usam “chaves” para significar a propriedade de uma certa quantidade de criptomoeda.
As moedas são frequentemente usadas em transações cotidianas, como compras on-line ou envio de dinheiro a alguém. Se alguém te enviar bitcoin, o blockchain facilita uma entrada para aumentar sua carteira e reduzir o saldo da outra pessoa, concluindo a transação.
Por outro lado, os tokens não são nativos da blockchain em que estão operando. Por exemplo, muitos dos tokens de criptografia mais usados atualmente são executados e trocados na blockchain Ethereum. Exemplos incluem Tether, que se destina a espelhar o valor do dólar americano, e Uniswap, um protocolo usado para negociar diferentes criptomoedas.
Como funcionam os tokens cripto?
As moedas cripto são comparáveis ao dinheiro que você tem em uma conta bancária. Enquanto você possui essa quantia, o dinheiro não está vinculado a nenhuma nota ou moeda específica. É quando você sai da sua conta que você obtém uma representação tangível desse valor. Por outro lado, os tokens são “de propriedade” e cada um é um ativo individual que você possui. Por exemplo, fichas de jogo em fliperamas representam uma reivindicação de jogar um jogo.
Se você enviar um token a alguém, ele “sai” da sua conta e passa para a conta de outra pessoa. É por isso que os tokens também podem significar propriedade ou facilitar trocas de propriedade, como tokens “não fungíveis”. Com NFTs , cada token é como uma “ação” que representa sua reivindicação a uma determinada obra de arte ou artefato digital.
Ao contrário das moedas, que utilizam um sistema de chaves públicas e privadas para facilitar as transações, as trocas feitas com tokens utilizam um sistema chamado “ contratos inteligentes ”. Esses aplicativos blockchain podem ser programados para realizar negociações ou transferências quando certas condições forem atendidas. Cada blockchain que serve como plataforma para tokens possui um padrão técnico para definir um contrato inteligente. Por exemplo, o Ethereum usa um chamado ERC-20.
Onde você pode obtê-los?
Uma maneira comum de obter tokens cripto é por meio de trocas de criptomoedas . Essas são plataformas de grande escala que facilitam as negociações em uma ampla variedade de moedas e tokens diferentes. Isso permitirá que você negocie entre diferentes criptomoedas e moedas regulares, gerencie várias carteiras, verifique o valor de cada criptomoeda e facilite o processo de envio e recebimento de moeda.
Alguns tokens são emitidos por meio de outros aplicativos. Por exemplo, alguns aplicativos móveis mais recentes fornecem tokens de criptografia para pessoas que usam ativamente seu serviço. Eles geralmente facilitam as transações entre os usuários e fazem compras no aplicativo.
Às vezes, os tokens representam outra coisa pela qual você pagou. Um exemplo disso é um “token de segurança”. Estes são ativos que significam sua propriedade de parte de uma empresa. Um token de segurança substitui essencialmente os certificados de ações ou ações, um documento oficial que mostra quanto de uma corporação alguém possui.
O que é um token “não fungível”?
Alguns dos tipos mais populares de tokens são “tokens não fungíveis”, ou NFTs . Eles são “não fungíveis” porque não são intercambiáveis entre si. Cada token representa a propriedade de um ativo específico, como arte, propriedade digital ou os direitos de um item físico específico.
Durante seu pico de popularidade, muitas coisas estranhas foram vendidas como NFT. Por exemplo, em março de 2021, o fundador do Twitter, Jack Dorsey, vendeu seu primeiro tweet como NFT em um leilão digital. Outras pessoas venderam arquivos de imagem JPEG, itens de jogos e pinturas.
Conclusão
Mesmo sendo conhecido durante muitos anos apenas como um dispositivo de segurança, hoje sabemos que o token é muito mais que isso 一 inclusive, tem grande importância para o mercado financeiro.
Caracterizado como um ativo digital, o token no mundo cripto tem função de contrato dentro da blockchain, sendo um procedimento transparente e seguro, uma vez que se aproveita das redes já existentes de outras criptomoedas.