Uma das principais exchanges de criptomoedas, a Coinbase, anunciou, em 12 de setembro, o lançamento de seu token intitulado como “cbBTC”. A novidade é uma versão encapsulada do Bitcoin (BTC) na rede Ethereum e sua rede de camada 2, Base.
“A partir de hoje, a Coinbase está lançando o cbBTC – Coinbase Wrapped BTC – um token ERC20 que é apoiado 1:1 pelo Bitcoin (BTC) mantido pela Coinbase. No lançamento, o cbBTC será suportado na Base e Ethereum, com planos para suportar mais cadeias. Com o cbBTC, continuamos a aumentar a liberdade econômica ao dar aos usuários mais maneiras de usar seu Bitcoin”, escreveu em seu comunicado.
A Coinbase destacou que o cbBTC remove um ponto-chave de atrito ao permitir que os clientes da plataforma utilizem o Bitcoin que já possuem de novas maneiras onchain. “O cbBTC foi criado para ser perfeitamente compatível com aplicativos DeFi, para que os usuários agora possam explorar novos casos de uso DeFi, como fornecer seu Bitcoin como liquidez para protocolos DeFi ou usá-lo como garantia para emprestar outros criptoativos. Estamos animados em anunciar que muitos aplicativos DeFi populares oferecerão suporte ao cbBTC no primeiro dia”, complementou.
Como funciona o cbBTC? Conforme explicou a exchange, quando os usuários da plataforma enviam seus BTC da Coinbase para um endereço na rede Base ou Ethereum, esse BTC será automaticamente convertido 1:1 para cbBTC. Quando os usuários recebem cbBTC em suas contas Coinbase, ele será convertido 1:1 de cbBTC para BTC.
“Notavelmente, o cbBTC não terá um livro de ordens ou par de negociação separado na Coinbase. O cbBTC também estará disponível para negociação em DEXs usando a Coinbase Wallet e pode estar disponível em outras bolsas de terceiros que optarem por suportá-lo. No lançamento, o envio e recebimento de cbBTC estará disponível na Coinbase nos EUA (excluindo o estado de Nova York), Reino Unido, estados do EEE, Cingapura, Austrália e Brasil. O cbBTC estará acessível globalmente na Base e no Ethereum”, destacou.
Vale lembrar que, em um desenvolvimento significativo recentemente, a Aave revelou uma proposta para a integração do cbBTC da Coinbase em seu protocolo v3 na Base. A medida tem o intuito de aumentar a liquidez do Bitcoin, bem como, fornecer mais opções para os investidores da maior criptomoeda do mercado dentro do ecossistema Aave.