O que é um padrão de token?
Tokens são unidades digitais dentro de uma plataforma blockchain, muitas vezes específicas para um aplicativo, que são usados para finalidades como as seguintes:
- Fazendo transações
- Armazenando valor
- Adquirir ativos digitais, como créditos de jogos
- Acesso de governança / direitos de voto para a plataforma ou aplicativo associado
Todos os anos, centenas de novos projetos de aplicativos descentralizados (DApp) emitem seus próprios tokens em blockchains, como Ethereum e BSC. Para que esses tokens sejam compatíveis com o blockchain subjacente, eles devem aderir aos padrões de tokens da plataforma.
Os padrões de tokens definem as regras para a emissão e implementação de novos tokens. Os padrões geralmente incluem requisitos para especificar o seguinte:
- O limite de fornecimento total do token
- O processo de cunhagem do token
- O processo de gravação do token
- O processo para realizar transações com o token
Os padrões são projetados para ajudar a evitar fraudes, incompatibilidades técnicas entre tokens e emissão de tokens não alinhados com os princípios do blockchain. Por exemplo, as regras para suprimento total e cunhagem de novos tokens ajudam a conter a possível depreciação do valor do token.
Padrões de token populares
BEP2, BEP20 e ERC20 são três dos padrões de token mais populares.
O que é BEP2?
BEP2 é o padrão de token usado pela plataforma BNB. O padrão fornece especificações para a emissão de tokens neste blockchain. As transações de token BEP2 são suportadas por muitas carteiras populares , como Trust Wallet, as carteiras Ledger e Trezor Model T. Se você quiser fazer transações usando tokens BEP2, precisará usar moedas BNB para pagar pelo gás , ou seja, taxas de transação .
Uma vantagem do BEP2 é a conveniência de negociar entre diferentes criptomoedas no formato de câmbio descentralizado (DEX) . No entanto, o BEP2 não oferece suporte a contratos inteligentes , dos quais muitos tokens e DApps dependem para sua funcionalidade.
O que é BEP20?
O novo blockchain foi projetado para ser compatível com a Ethereum Virtual Machine ( EVM ), plataforma da Ethereum para o desenvolvimento de contratos inteligentes.
BEP20 é o padrão de token usado pelo BSC e é um padrão versátil projetado para ser compatível com o BEP2 e o ERC20 da Ethereum.
O BEP20 e o BSC abriram oportunidades para os usuários acessarem o grande e crescente número de DApps. Poucos meses após seu lançamento, o BSC se tornou o principal desafiador da Ethereum para o desenvolvimento de DApps tokenizados.
Semelhante ao BEP2, a transação com tokens BEP20 requer moedas do BNB para pagar pelo gás. BEP20 é atualmente suportado por oito carteiras , incluindo Arkane Wallet e Math Wallet.
Você também pode fazer transações entre BEP2n e BEP20 usando uma “Ponte”. Este serviço cross-chain foi projetado para facilitar a interoperabilidade entre vários blockchains, incluindo Ethereum e TRON ( TRX ).
O que é ERC20?
ERC20 é um padrão usado pelo blockchain Ethereum para tokens fungíveis. Os tokens fungíveis têm um valor padronizado e não exclusivo para cada unidade de token. As criptomoedas são os exemplos mais óbvios de tokens fungíveis, uma vez que cada unidade de uma criptomoeda específica é indistinguível de outra unidade. Por exemplo, cada Éter é indistinguível e vale a mesma quantia que qualquer outro Éter.
Nesse sentido, os tokens fungíveis são diferentes dos tokens não fungíveis (NFTs) , que têm um valor não padronizado exclusivo atribuído a cada token. Ethereum tem outro padrão para NFTs, chamado ERC721.
ERC20 é amplamente utilizado para o desenvolvimento de contratos inteligentes para DApps no Ethereum. As taxas de gás são pagas em éter.
Devido à popularidade do ERC20, as transações de token ERC20 são suportadas por um grande número de carteiras, incluindo MyEtherWallet, MetaMask e Trust Wallet.
BEP2 vs. BEP20 vs. ERC20: Qual é o melhor?
Dada a popularidade crescente de contratos inteligentes e DApps, os tokens BEP20 e ERC20 são usados de forma muito mais ativa do que o BEP2. O BEP2 pode ser do interesse de alguém que deseja negociar criptomoedas usando vários pares de moedas. No entanto, o BEP2, devido à sua falta de suporte para contratos inteligentes, não permitirá que você acesse o rico mundo dos DApps. Nesse aspecto, o verdadeiro confronto é entre o BEP20 e o ERC20.
BEP20 vs. ERC20: Requisitos de Especificação Padrão
O objetivo principal de um padrão de token é especificar parâmetros, chamados de funções no mundo do blockchain, que são usados por contratos inteligentes, carteiras e mercados ao interagir com o token. Ambos ERC20 e BEP20 incluem seis funções que podem ser especificadas para um token. Essas funções atendem, respectivamente, aos seguintes propósitos:
- Indicando o fornecimento total do token
- Mostrando o saldo de token de um endereço na rede
- Definir como os tokens são enviados para um endereço
- Definir como os tokens são enviados de um endereço
- Especificar se e como saques múltiplos de um endereço são permitidos
- Especificar limites para os valores que um endereço pode sacar de outro endereço
BEP20, como um padrão mais recente estendendo ERC20, tem quatro funções adicionais que especificam respectivamente as seguintes informações:
- O nome do token
- O símbolo do token
- O número de decimais para uma unidade de token
- O endereço do proprietário do token
Nesse sentido, o BEP20 pode ser descrito como especificado de forma mais completa.
BEP20 vs. ERC20: Taxas de transação (também conhecidas como taxas de gás)
Em comparação com o ERC20, as transações baseadas no BEP20 envolvem taxas muito mais baixas, em grande parte graças ao método de validação de bloco de prova de autoridade estacada (PoSA) do BSC . No modelo PoSA, os nós de validação apostam um certo número de moedas do BNB para verificar uma transação. Os 21 principais nós com os maiores valores de BNB apostados recebem os direitos de validação.
Uma transação média usando tokens BEP20 provavelmente não custará mais do que alguns centavos em taxas. Em comparação, a taxa média do gás de transferência de token ERC20 é de cerca de US $ 12. Em suma, quando se trata de taxas de gás, o BEP20 é o vencedor claro sobre o ERC20.
BEP20 vs. ERC20: Velocidade de verificação de bloco
O método PoSA também oferece às transações BEP20 velocidades de execução mais rápidas em comparação com as transações ERC20. Embora os tempos de verificação de transação individual variem, os tempos médios de verificação de bloco nas blockchains subjacentes são cerca de 3 segundos para BSC e cerca de 15 segundos para Ethereum. Isso significa que uma transação BEP20 típica provavelmente será executada 5 vezes mais rápido do que um ERC20 semelhante.
No entanto, a mudança planejada da Ethereum de Prova de Trabalho (PoW) para Prova de Participação ( PoS ) até o final de 2021 deve reduzir significativamente os tempos de execução para transações ERC20.
BEP20 vs. ERC20: variedade de tokens
Ethereum é a maior plataforma de contrato inteligente do mundo, ostentando cerca de 3.000 DApps, a grande maioria deles baseada no padrão ERC20. Em comparação, o BSC atualmente hospeda pouco mais de 800 DApps, com a grande maioria baseada no BEP20. No entanto, a taxa de crescimento espetacular do BSC em um período de menos de um ano desde seu lançamento levou a uma explosão no número de projetos BEP20.
Se você preferir investir em tokens de DApps mais estabelecidos, os tokens ERC20 podem oferecer uma escolha mais ampla. No entanto, para projetos DApp mais recentes, os tokens BEP20 são uma boa alternativa.
BEP20 vs. ERC20: Segurança da plataforma
Enquanto os tokens BEP20 envolvem taxas de gás mais baratas e tempos de execução mais rápidos, o modelo de validação PoSA do BSC foi criticado por seus potenciais pontos fracos de segurança. A principal reclamação refere-se aos níveis mais baixos de descentralização da rede quando as transações são aprovadas.
O BSC conta com apenas 21 validadores selecionados para verificação de blocos. Em comparação, a Ethereum possui mais de 70.000 validadores distribuídos em sua rede. O baixo número de validadores no BSC pode levantar questões de confiança entre os usuários em potencial.
Em essência, pode-se argumentar que os tokens BEP20 oferecem taxas de gás e tempos de execução superiores em detrimento da segurança e da descentralização. Para alguém altamente focado na segurança, os tokens ERC20, comparativamente falando, podem fornecer maior tranquilidade.
Conclusão
Para uma pessoa interessada em DApps e tokens, o ponto principal é que BEP2, BEP20 e ERC20 referem-se aos padrões de token usados por seus respectivos blockchains. Quando sua carteira oferece transferência de tokens usando esses padrões, significa simplesmente que a transação será executada usando a respectiva plataforma – BNB para BEP2, BSC para BEP20 ou Ethereum para ERC20.
O BEP2, embora seja uma escolha decente para negociação de criptomoedas com base em DEX, não tem suporte para contratos inteligentes. O BEP20 e o ERC20 oferecem acesso a uma grande variedade de DApps e tokens com base na tecnologia de contrato inteligente.
Do ponto de vista técnico, o padrão BEP20 tem opções de especificação de tokens mais detalhadas em comparação com o ERC20, em grande parte porque o BEP20 foi desenvolvido e amplia o ERC20.
As vantagens do BEP20 em relação ao ERC20 são as taxas mais baixas e os tempos de execução mais rápidos. No entanto, essas vantagens podem diminuir, ou talvez desaparecer, quando Ethereum mudar para o modelo de validação PoS no final deste ano. As vantagens do ERC20 em relação ao BEP20 são a escolha mais ampla de DApps / tokens disponíveis para este padrão, bem como um método de verificação descentralizado mais seguro.