Um relatório da Autoridade de Conduta Financeira (FCA) divulgado em 14 de janeiro destaca ações contra operadores de criptomoedas que não estão registradas no Reino Unido. De acordo com o documento, atualmente, nenhum operador de caixa eletrônico cripto possui registro na FCA.
O órgão informou sobre uma investigação referente a vários sites em Leeds sob suspeita de que operem de forma ilegal com caixas eletrônicos com criptomoedas.
“A FCA reuniu evidências de vários locais da cidade como parte de uma operação conjunta com a Unidade de Investigação e Inteligência Digital da Polícia de West Yorkshire”, disse.
Mark Steward, Diretor Executivo de Aplicação e Supervisão de Mercado da FCA, ressaltou que o órgão vai continuar em busca dessas empresas.
“Os caixas eletrônicos de criptografia não registrados que operam no Reino Unido estão fazendo isso ilegalmente.
Continuaremos a identificar e interromper empresas de criptografia não registradas que operam no Reino Unido.
As empresas cripto que operam no Reino Unido precisam ser registradas na FCA para fins de combate à lavagem de dinheiro. No entanto, os próprios produtos criptográficos não são regulamentados e são de alto risco, e você deve estar preparado para perder todo o seu dinheiro se investir neles”, garantiu.
Ainda no documento, o vice-sargento Lindsey Brants, da Força Cibernética da Polícia de West Yorkshire, afirmou que após a coleta de informações em West Yorkshire, logo serão estabelecidas as localizações de vários caixas eletrônicos cripto.
“Cartas de advertência foram emitidas solicitando que os operadores parassem e desistissem de usar as máquinas e que qualquer violação dos regulamentos resultaria em uma investigação sob os regulamentos de lavagem de dinheiro. Em seguida, compartilhamos nossas descobertas com a Autoridade de Conduta Financeira”, informou a autoridade policial.
Vale lembra que, em 15 de dezembro, Ashley Alder, que na época era o próximo presidente da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, proferiu palavras duras para as plataformas de criptomoedas ao se dirigir aos membros do parlamento, informou o Financial Times pela primeira vez.
Falando em um comitê seleto do Tesouro, Alder sugeriu que as criptos “deveriam ser mais regulamentadas”, acrescentando que as empresas de cripto “são deliberadamente evasivas” e “um método pelo qual a lavagem de dinheiro acontece” em grande escala, de acordo com o jornal.