Os títulos Bitcoin (BTC) de El Salvador deverão ser lançados este ano “por volta de junho a setembro”, conforme informou o diretor técnico da exchange Bitfinex, Paolo Ardoino. No entanto, segundo Ardoino, eles poderão não ser títulos, sendo possível que a emissão possa assumir a forma de títulos digitais.
Durante a Paris Blockchain Week, o CTO da Bitfinex relembrou que El Salvador concluiu o trabalho de uma lei para a emissão de valores mobiliários digitais.
Ardoino sugeriu que El Salvador pode decidir liberar “ações” ou “títulos digitais”. Conforme explicou:
“Quando a ideia de criar títulos Bitcoin foi apresentada, as taxas de juros do Tesouro dos EUA eram muito mais baixas. E esse produto, os títulos, teria gerado um retorno de 7% ao ano.”
Ele acrescentou afirmando que, com as taxas de juros “chegando agora a 4,5%”, seria “difícil vender esses títulos de 7% como um produto”.
Ainda de acordo com o CTO, a “preferência dos investidores” era que os títulos emitidos fossem “como ações”.
“O feedback que recebemos de potenciais investidores é que eles gostariam de vê-los mais parecidos com as ações digitais de uma empresa de energia que opera em El Salvador ou de uma mineradora [BTC].”
Vale lembrar que a assembleia legislativa de El Salvador aprovou uma lei de títulos digitais em 11 de janeiro, permitindo que o país emita títulos baseados em Bitcoin. O projeto de lei foi apresentado pela primeira vez ao parlamento em novembro.
Riscos de Bitcoin de El Salvador ‘não se materializaram’
O Fundo Monetário Internacional disse que os riscos da adoção do bitcoin em El Salvador “não se materializaram” – principalmente graças ao seu uso “limitado” – mas é preciso cautela.
“Dados os riscos legais, a fragilidade fiscal e a natureza amplamente especulativa dos mercados cripto, as autoridades devem reconsiderar seus planos de expandir as exposições do governo ao bitcoin”, disse o FMI em comunicado.
As palavras seguem uma visita anual a El Salvador da agência financeira das Nações Unidas, que se seguiu ao pagamento de títulos de $ 600 milhões no mês passado pela nação centro-americana.
No momento da publicação, o Bitcoin está sendo negociado a $27,726.00. O preço do BTC hoje teve -2.00% de queda nas últimas 24 horas. O Bitcoin tem capitalização de mercado de $535.93 B.