- Hadron facilita negociações globais de RWAs.
- Plataforma aumenta a liquidez de ativos ilíquidos.
- Tether fortalece posição com infraestrutura robusta.
A indústria da tokenização de ativos reais (RWA) está se destacando como um dos mais empolgantes campos de aplicação da tecnologia blockchain, atraindo gigantes do setor. A Tether, conhecida como a maior emissora mundial de stablecoin, acaba de apresentar sua nova plataforma de tokenização, chamada Hadron, que promete revolucionar o mercado RWA.
Na sexta-feira, 15 de novembro, a Tether fez seu movimento oficial ao lançar o Hadron. Esta plataforma se destina à tokenização de uma variedade de RWAs, que incluem desde ações e títulos até commodities. A principal característica do Hadron é permitir que os usuários transformem ativos tangíveis em tokens digitais no blockchain, tornando-os negociáveis globalmente. Isso reduz barreiras comerciais e pode ampliar a liquidez em ativos tradicionalmente menos líquidos, como obras de arte e imóveis, oferecendo fracionamento de tokens para que investidores de menor porte também possam participar desse mercado.
Paolo Ardoino, CEO da Tether, comentou sobre as vantagens da nova plataforma: “As instituições financeiras tradicionais criaram sistemas fechados e opacos”, e acrescentou, “Com o Hadron, pretendemos abrir o acesso e aumentar a transparência por meio da tecnologia blockchain.”
Esse novo passo da Tether ocorre em um momento em que o mercado de tokenização vive um crescimento exponencial. Segundo a Defillama, o valor total bloqueado (TVL) em RWAs tokenizados já alcança os US$ 6,6 bilhões, marcando um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Ardoino destaca que a infraestrutura já estabelecida da Tether coloca a Hadron em uma posição privilegiada para escalar soluções para investidores individuais e grandes instituições.
A iniciativa da Tether no mercado de tokenização é vista como um indicativo positivo para o futuro da indústria, destacando o potencial dos RWAs em impulsionar o crescimento do setor blockchain.