A emissora da maior stablecoin USDT, a Tether anunciou uma parceria, em 2 de maio, com Chainalysis, uma plataforma de dados blockchain, visando desenvolver uma solução personalizável para monitorar a atividade do mercado secundário. A stablecoin da Tether foi supostamente utilizada em várias ocasiões para financiar transações ilegais.
Conforme explicou em seu comunicado oficial, a atividade do mercado secundário refere-se a transações realizadas dentro do ecossistema mais amplo usando a stablecoin do Tether, a USDT, além das entidades limitadas que compram e vendem diretamente o USDT do Tether.
Esta solução desenvolvida pela Chainalysis permite que o Tether monitore metodicamente as transações, oferecendo maior compreensão e supervisão do mercado de USDT. Também servirá como uma fonte proativa de inteligência para profissionais e investigadores de conformidade do Tether, permitindo-lhes identificar carteiras que possam representar riscos ou possam estar associadas a endereços ilícitos e/ou sancionados”, explicou.
De acordo com a Tether, os principais componentes da nova solução abrangem um conjunto de ferramentas de monitoramento e análise. “Estes incluem o Monitoramento de Sanções, que fornece uma lista detalhada de endereços e transações envolvendo entidades sancionadas, bem como a Categorização, que permite uma discriminação completa dos detentores de USDT por tipo, incluindo bolsas e mercados darknet”. Além disso, o novo recurso também oferece uma análise da maior carteira, fornecendo um exame aprofundado de detentores significativos de USDT e suas atividades, e um detector de transferências ilícitas, que identifica transações potencialmente associadas a categorias ilícitas, como financiamento do terrorismo.
Paolo Ardoino, CEO da Tether comentou sobre o novo recurso, declarando: “Nossa colaboração com a Chainalysis marca um passo fundamental em nosso compromisso contínuo de estabelecer transparência e segurança na indústria de criptomoedas. A Tether permanece firme em sua dedicação em defender os mais altos padrões de integridade, e esta colaboração reforça nossa abordagem proativa para proteger nosso ecossistema contra atividades ilícitas.”
Tether Enhances Compliance Measures with Chainalysis Ecosystem Monitoring Solution. Tether has collaborated with @chainalysis, the blockchain data platform to develop a customizable solution for monitoring secondary market activity.
Read Morehttps://t.co/8r5NwJmL5q
— Tether (@Tether_to) May 2, 2024
Vale lembrar que, recentemente, em uma jogada estratégica que reforça sua posição no universo das criptomoedas, a Tether alcançou um marco significativo ao completar com sucesso uma auditoria de Controles de Sistema e Organização 2 (SOC), um feito que colocou a companhia no ápice da conformidade em segurança.