A comunidade de criptomoedas observa com atenção a recente implementação da fase de mainnet pública do Kakarot ZK-EVM, anunciada em 22 de maio pelo Kakarot Labs. Esta iniciativa representa um passo significativo rumo à plena compatibilidade com Ethereum Virtual Machine (EVM) na Starknet, a sétima maior rede Layer 2 em termos de valor total bloqueado (TVL). O lançamento visa integrar a linguagem de programação Cairo, utilizada na Starknet, com os padrões de EVM, promovendo assim uma interação mais fluída e eficaz entre diferentes protocolos DeFi dentro do ecossistema Ethereum.
Elias Tazartes, CEO e cofundador do Kakarot Labs, destacou a relevância da plataforma: “Kakarot é essencialmente um mecanismo de execução Ethereum construído com Cairo. Com o tempo, este mecanismo será integrado às cadeias de aplicativos Starknet, permitindo assim que qualquer rollup ZK que use a pilha Cairo seja compatível com EVM.” Essas palavras ressaltam o potencial de expansão e integração tecnológica promovido pelo novo sistema.
A iniciativa do Kakarot ZK-EVM não é recente, tendo sido desenvolvida inicialmente em outubro de 2022 através de uma colaboração entre a StarkWare e a comunidade de desenvolvedores de código aberto da Starknet. Um marco importante foi alcançado em junho de 2023, quando o Kakarot Labs anunciou uma rodada de investimento pré-semente com apoio de figuras notáveis como StarkWare e Vitalik Buterin, cientista-chefe da Ethereum.
Today is the DAY! 🥕
We’re super excited to announce that we’re entering our Public Whitelist Testnet phase: Kakarot Sepolia!
WTF is @KakarotZkEvm, and how to ape 🧵
Kakarot is an EVM-compatible ZK-Rollup built on the Cairo stack! On Testnet, Kakarot is a Ethereum Sepolia… pic.twitter.com/SulOP2wpgz
— Kakarot zkEVM (@KakarotZkEvm) May 22, 2024
A necessidade dessa compatibilidade com EVM é evidenciada pela história da TVL da Starknet. Antes do massivo lançamento aéreo STARK em fevereiro, que elevou seu TVL de US$ 187 milhões para US$ 1,22 bilhão, a rede crescia lentamente. Esta capacidade expandida de atrair protocolos que utilizam Solidity, a principal linguagem de codificação do Ethereum, poderá acelerar significativamente o crescimento da Starknet.
A adição do Kakarot ZK-EVM representa uma ponte vital entre Cairo e Solidity, reduzindo as barreiras para desenvolvedores acostumados com o ambiente Ethereum. “A introdução do Kakarot zkEVM eliminará esta barreira, permitindo que os desenvolvedores usem o Solidity, promovendo assim um ambiente mais inclusivo dentro do ecossistema,” afirmou o Kakarot Labs. Esta mudança promete ser um catalisador para a inovação e o desenvolvimento dentro do ecossistema Starknet.
O projeto já agendou três fases de implantação da rede de teste, que começarão com uma lista de permissões pública e avançarão para lançamentos de testnet públicos sem permissões. Durante essas fases, desenvolvedores poderão testar suas ferramentas em um ambiente seguro e otimizado baseado no Cairo. Segundo o Kakarot Labs, “Ao participar desta fase, os desenvolvedores podem testar e otimizar novas mudanças de protocolo e os mais recentes avanços em experiências de usuários criptográficos.”