O renomado investidor Paul Tudor Jones fez previsões otimistas em relação ao Federal Reserve (Fed) e suas políticas de taxas de juros. De acordo com Jones, o declínio nos dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e a iminente recessão econômica farão com que o Fed mantenha as taxas de juros em seu nível atual.
Em uma entrevista recente à CNBC, Jones expressou sua opinião de que o Fed concluiu suas caminhadas de taxa de juros. Ele argumenta que o CPI tem registrado uma queda consecutiva nos últimos 12 meses, algo inédito na história econômica. Portanto, Jones acredita que há uma tendência descendente na inflação no momento, o que levará o Fed a manter as taxas de juros estáveis.
Nos últimos dois anos, o Federal Reserve aumentou as taxas de juros em 10 ocasiões, com o objetivo de controlar a inflação e reduzir os riscos para ativos como o Bitcoin (BTC). No entanto, segundo Jones, esses aumentos levaram o país ao ponto em que recessões historicamente ocorreram. Embora ele não preveja um corte nas taxas de juros, o bilionário acredita que a economia está enfrentando um período de desaceleração.
Jones compara as taxas de juros à quimioterapia, enfatizando que, como a quimioterapia, elas podem ser prejudiciais. Dado o nível da dívida setorial entre consumidores privados e o governo, as taxas de juros atuais podem impactar negativamente a economia e até mesmo iniciar uma recessão, assim como aconteceu historicamente.
Quando questionado se ele teria apoiado o último aumento de 0,25 pontos percentuais nas taxas de juros do Fed, Jones respondeu que teria ficado indeciso. Ele acredita que o mercado de ações terá um desempenho sólido até o final de 2023 e terminará em alta em relação aos níveis atuais.
Com a previsão de Jones de que o Fed não aumentará as taxas de juros em 2023, os mercados podem ser impulsionados por uma perspectiva mais estável. Os investidores podem esperar uma maior confiança e possivelmente um desempenho positivo das ações até o final do ano.