A Telefônica, uma das maiores empresas de comunicação da Espanha, anunciou que fortalecerá seu investimento no metaverso apoiando a Gamium, uma iniciativa espanhola de mundo virtual. Esta empresa com sede em Barcelona arrecadou um milhão de euros com a venda de terrenos na sua plataforma em apenas dez dias e é anunciada como o primeiro metaverso descentralizado.
O investimento, cujos números não foram divulgados, será feito por meio da Wayra, plataforma de inovação aberta da Telefônica, que serve para incubar projetos relacionados à tecnologia. O metaverso Gamium estará disponível por meio de canais baseados em 3D VR e, segundo relatos locais, também terá um aplicativo, permitindo que os usuários criem seus próprios negócios e eventos no metaverso até o fim de criar uma economia online na plataforma.
Sobre o investimento, Marta Antúnez, chefe da Wayra Barcelona, afirmou:
Estamos empolgados em investir na Gamium, uma equipe muito talentosa no mundo das criptomoedas e blockchain, comprometida com a inovação e com a ambição de construir a base de uma internet nova e mais descentralizada que capacita os criadores.
O foco da Telefônica no metaverso levou a outras ações. Além do investimento anunciado, a Telefônica firmou parceria com a Meta, empresa de mídia social, na criação de um hub de inovação metaverso. Este hub permitirá que startups espanholas e locais baseadas em metaverso tenham um laboratório de comunicações 5G para testar a eficiência de sua plataforma usando as redes de comunicação atuais.