Em um desenvolvimento recente que marca a evolução da indústria de criptomoedas na Tailândia, o regulador do país, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), aprovou o lançamento do primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Bitcoin à vista, de acordo com informações publicadas em um relatório do Bangkok Post, em 4 de junho.
Este movimento histórico na Tailândia acontece após a SEC do país iniciar algumas medidas mais intensas relacionadas aos ETFs de Bitcoin no mês de março, que incluíram a permissão para instituições e indivíduos de patrimônio líquido ultra-alto (UHNWIs) pudessem investir em produtos listados nos EUA através de fundos privados locais.
Segundo a publicação, o regulador tailandês “endossou” a One Asset Management (ONEAM) visando o lançamento do primeiro ETF de Bitcoin à vista no país pela empresa. A previsão é que o ETF de Bitcoin da Tailândia seja distribuído entre 31 de maio e 6 de junho. O produto de ETF baseado em Bitcoin à vista na Tailândia é limitado a investidores ricos e institucionais.
“Os ativos digitais são um ativo alternativo que tem baixa correlação com outros ativos financeiros. Eles são adequados para ajudar os investidores a diversificar os riscos de investimento”, disse Pote Harinasuta, executivo-chefe da ONEAM.
No entanto, a MFC Asset Management segue aguardando uma possível aprovação do regulador da indústria na Tailância para um ETF Bitcoin à vista.
O que é um ETF Bitcoin?
Investidores dinâmicos que buscam diversificar suas carteiras com menores custos e vantagens fiscais frequentemente optam por Fundos Negociados em Bolsa (ETF). Um ETF é uma coleção de ativos, cujas ações são comercializadas em mercados de ações. Eles oferecem uma combinação dos benefícios de fundos de investimento, ações e títulos.
As ações de um ETF são comercializadas durante o dia, com preços que flutuam segundo a oferta e demanda do mercado. Similarmente, os ETFs de Bitcoin seguem o valor do BTC e são negociados em bolsas de valores convencionais, não em exchanges de criptomoedas.