A empresa de tecnologia de pagamentos Stripe anunciou a expansão de seu programa Stripe Connect, com uma fase piloto inicial que permitirá que criadores, freelancers, vendedores e empreendedores sejam pagos em criptomoedas de várias plataformas, incluindo o Twitter.
A Stripe afirma que essa expansão segue como a Stripe Connect atendeu empresas de mais de 70 países cujas moedas locais foram integradas ao seu sistema. Stripe cita essa mesma barreira como uma dificuldade, especialmente porque a economia global está mudando rapidamente para um ambiente digital-first.
“Embora os aspectos de “reserva de valor” das criptomoedas normalmente recebam mais atenção, vemos a perspectiva de “trilhos financeiros globais de acesso aberto” como pelo menos igualmente atraente. Como resultado, estamos explorando maneiras de usar plataformas baseadas em criptomoedas para desbloquear um acesso mais amplo”, explicou Stripe em uma postagem no blog da empresa.
O programa de pagamentos de criptomoedas do Stripe Connect será testado para um grupo seleto de criadores no Twitter, seu primeiro parceiro. Esses criadores selecionados poderão utilizar ferrovias de pagamento baseadas em criptografia para receber seus ganhos do Twitter. A Stripe não divulgou quais blockchains devem ser integrados para este programa, mas com base em uma ilustração em sua postagem no blog, os usuários podem conectar suas carteiras MetaMask, Rainbow, Coinbase ou outras carteiras WalletConnect (para dispositivos baseados em hardware) e receber valores baseados na stablecoin USDC.
Todas as transações serão processadas através da Polygon Network, que a Stripe afirma ser sua escolha mais viável devido às baixas taxas, velocidade, integração com Ethereum e compatibilidade com várias carteiras. Os criadores podem então optar por manter seu saldo na blockchain Polygon ou fazer uma ponte para o Ethereum e trocá-lo por outra criptomoeda.
“O Twitter é onde as pessoas vão para conversar sobre o que está acontecendo. Estamos focados em ajudar os criadores de conteúdo que impulsionam essas conversas a ganhar dinheiro e se conectar com seus públicos de novas maneiras. Estamos empolgados em começar a oferecer pagamentos de criptomoedas aos criadores via Stripe, para que eles tenham mais opções de como são pagos”, compartilha Esther Crawford, líder de produto para criadores no Twitter.
A parceria da Stripe com o Twitter levou este último a atender seus usuários por meio de produtos de monetização como Ticketed Spaces e Super Follows. O novo programa permitirá que os criadores do Twitter recebam ganhos diretamente em suas carteiras de criptomoedas. A API do Stripe lidará com todas as operações de back-end e as plataformas que já estão integradas ao Stripe não precisarão atualizar para a nova lógica de carteira. A Stripe afirma que planeja oferecer suporte a pagamentos de criptomoedas para mais de 120 países até o final do ano, juntamente com uma expansão de sua infraestrutura e arquitetura de serviços da Global Payments and Treasury Network (GPTN).