Em um anúncio recente, a Stellar Development Foundation revelou que implantou contratos inteligentes em sua rede Stellar, que são habilitados por sua atualização do Protocolo 20. Em sua anúncio, a equipe por trás do protocolo, destacou que o Protocolo 20 e contratos inteligentes agora estão disponíveis na Mainnet.
Stellar é uma rede de baixo custo, rápida e construída em escala, com alcance global para uma parcela crescente da população carente do mundo, como destacou seus desenvolvedores. “A rede Stellar acaba de ser atualizada para o Protocolo 20, a atualização mais transformadora da rede Stellar até o momento, marcando o início de uma nova era para a rede”.
A atualização dá início à implementação em fases do Soroban, a plataforma de contratos inteligentes no Stellar. Atualmente, o protocolo está na Fase 0. Segundo os desenvolvedores, a atual fase é crucial para que as operadoras de rede observem as condições pós-atualização após a atualização, e não se destina aos usuários finais.
“Em 20 de fevereiro, os validadores da rede Stellar votaram pela atualização da Mainnet para o Protocolo 20, iniciando uma nova era para a pilha de tecnologia de contratos inteligentes Stellar, que oferece uma experiência de desenvolvedor segura e com baterias incluídas, construída em escala e para uso no mundo real”.
1/ Today, we’ve reached an important milestone. #Protocol20 and smart contracts are now live on Mainnet!
The #Stellar network just upgraded to Protocol 20, the most transformative upgrade to the Stellar network to date, marking the beginning of a new era for the network. pic.twitter.com/XxgkA2Ia0H
— Soroban (@SorobanOfficial) February 20, 2024
A equipe informou que, de forma gradual, os validadores estão planejando aumentar os limites para as transações Soroban, atingindo a capacidade total. “À medida que os aumentos acontecem e entramos na fase 1, os e projetos já construídos na Testnet começarão a ser implantados na Mainnet. Mais tarde, assim que os projetos forem implantados, a rede tiver sido testada e o ecossistema estiver satisfeito, os dapps serão lançados para uso de todos”.