O Steam acaba de informar que vai banir jogos NFTs “Play to Earn” que usam tecnologia Blockchain que usam criptomoedas, de acordo com uma regra recém-adicionada.
O desenvolvedor do jogo Age of Rust apontou a nova regra na sexta-feira. “Alguns minutos atrás, fomos notificados de que o Steam vai banir todos os jogos de blockchain da plataforma, incluindo Age of Rust, porque os NFTs têm valor”, twittou o desenvolvedor.
Community: A few minutes ago, we were notified that @Steam will be kicking *all blockchain games* off the platform, including Age of Rust, because NFTs have value. Behind the scenes, we've had good communication and have been upfront with Steam. #blockchaingames #NFT
1/4 pic.twitter.com/W4pR3Xl63q— Age of Rust (@SpacePirate_io) October 14, 2021
A Empresa Valve por trás do Steam, parece ter adicionado discretamente a nova regra na quinta-feira, de acordo com o Internet Archive. Mas até agora a empresa não explicou o motivo por trás da proibição. A Valve não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Nesse ínterim, o desenvolvedor de Age Rust – um jogo que ainda não foi lançado – afirma que a Valve não está confortável com a forma como os NFTs podem ser comprados e vendidos por centenas ou mesmo milhares de dólares.
“O ponto de vista da Steam é que os itens têm valor e não permitem itens que podem ter valor do mundo real em sua plataforma. Embora eu respeite sua escolha, acredito fundamentalmente que NFTs e jogos de blockchain são o futuro ”, disse Age of Rust em um tweet de acompanhamento.
Steam's point of view is that items have value and they don't allow items that can have real-world value on their platform. While I respect their choice, I fundamentally believe that NFTs and blockchain games are the future. It's why I started this journey with all of you.
3/4— Age of Rust (@SpacePirate_io) October 14, 2021
É claro que as criptomoedas movidas a blockchain podem equivaler a dinheiro do mundo real. Mas as linhas são menos claras com NFTs, que significa tokens não fungíveis. NFTs são frequentemente vistos como colecionáveis digitais, abrangendo obras de arte, cartas de basquete e álbuns, que foram construídos sobre um blockchain. Os mesmos itens também podem valer milhares de dólares ou mais, dependendo da raridade e da demanda.
Podemos ver como Age of Rust afirma que há pouca diferença. O desenvolvedor planeja usar NFTs para ajudar os jogadores a negociar e vender itens no jogo. Mas parece que a Valve não tem interesse em debater o assunto, embora a empresa tenha dito anteriormente que não censuraria jogos polêmicos no Steam.