A Starknet revelou, em 28 de agosto, uma nova atualização que introduziu um recurso que permitirá a execução múltipla de transações de forma simultânea em sua cadeia de Camada 2.
Conforme explicou em seu comunicado oficial, o novo recurso, chamado de “execução paralela”, faz parte da atualização para a versão 0.13.2. Com isso, Starknet se torna o primeiro L2 na mainnet a executar transações paralelas simultaneamente.
“A execução paralela faz exatamente o que o nome sugere: permite que transações dentro do sequenciador Starknet sejam executadas simultaneamente, expandindo a capacidade da rede muito além das necessidades atuais para dar suporte a casos de uso futuros. Em resumo, isso significa que os tempos de confirmação serão reduzidos muito graças à melhoria na velocidade, pois leva muito menos tempo para executar transições em paralelo do que em sequência”, destacou.
2-second txs are here 🔥
Parallel Execution and Block Packing are now live on Starknet mainnet!
With higher TPS capacity, more frequent blocks and faster tx confirmation time, Starknet is now smoother than ever.https://t.co/x7oPTYByB4 pic.twitter.com/Z23OKboPlT
— Starknet 🐺🐱 (@Starknet) August 28, 2024
Além disso, a atualização também inclui o “empacotamento de blocos” (block packing), que, segundo a empresa, traz tempos de confirmação de transação L2 mais rápidos de apenas 2 segundos para cerca de 80% das transações e até 66% de redução nos custos fixos de L1 por bloco. “Os tempos de bloco L2 serão reduzidos para cerca de 20-60 segundos. Ele consegue isso desacoplando a frequência de bloco L2 dos custos de L1”, explicou.
“A atualização v0.13.2 expande os limites da escalabilidade hoje e prepara o Starknet para adoção em massa amanhã. A execução paralela permite a execução simultânea de transações independentes, aumentando a capacidade da rede até mesmo além das necessidades atuais e protegendo a rede contra o futuro. O empacotamento de blocos desbloqueia blocos frequentes enquanto otimiza o consumo de gás”, ressaltou a empresa em seu comunicado.
Apelidado pela comunidade de “Bolt”, a atualização v0.13.2 expande a capacidade da rede para casos de uso futuros, acelerando os tempos de confirmação de transações e aproveitando as otimizações de economia de custos.