Michael Barr, alto funcionário do Federal Reserve (Fed), afirmou que as stablecoins precisam ser regulamentadas. A declaração do Vice-presidente de supervisão aconteceu em uma conferência em Washington DC.
“As stablecoins, como já disse em outras observações, precisam ser regulamentadas. Quando um ativo está atrelado a uma moeda emitida pelo governo, é uma forma de dinheiro privado. Quando esse ativo também é utilizado como meio de pagamento e reserva de valor, ele toma emprestado a confiança do banco central”, afirmou.
De acordo com Barr, a Instituição tem um “forte interesse em garantir que quaisquer ofertas de moeda estável operem dentro de um quadro de supervisão prudencial federal apropriado, para que não ameacem a estabilidade financeira ou a integridade do sistema de pagamentos. Também fornecemos orientações aos bancos que supervisionamos sobre como devem interagir com os seus supervisores ao considerarem a utilização destes produtos”.
Cabe destacar que, em junho, Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve, destacou a necessidade de regular as stablecoins, categorizando-as como uma “forma de dinheiro”, numa audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.
As declarações de Powell, além de influenciarem nos mercados convencionais, trouxeram perspectivas promissoras para o mundo das criptomoedas.
As stablecoins, ativos digitais cujo valor tende a ser estável por estarem atrelados a algum padrão, foram o foco das discussões com os membros do comitê. Para Powell, o potencial das stablecoins como meio de pagamento está ligado à confiabilidade que um banco central pode proporcionar.