A segunda maior stablecoin do mercado, USDC, da Circle Internet Financial, teve um colapso em sua paridade de 1 para 1 com o dólar americano devido à falência do Silicon Valley Bank, que detinha uma parte não revelada das reservas de caixa da moeda digital. Com um capital de mercado de US$ 42 bilhões, a USDC despencou para US$ 0,90 no par de negociação USDC/USDT no Kraken, o menor preço desde abril de 2021. A instabilidade da stablecoin preocupa investidores e observadores da indústria de criptomoedas.
A Circle ainda não comentou sobre a situação, mas a presença de reservas de caixa da USDC no banco agora falido levanta questões sobre a estabilidade da moeda digital. O USDC é um ativo importante no ecossistema cripto, e sua desvinculação do dólar americano sugere que há incertezas sobre sua base financeira.
O Silicon Valley Bank é um dos seis parceiros bancários que a Circle usa para gerenciar a porção de aproximadamente 25% das reservas do USDC mantidas em dinheiro. Enquanto aguardamos clareza sobre como a liquidação do FDIC do SVB afetará seus depositantes, a Circle e o USDC continuam operando normalmente.
Silicon Valley Bank is one of six banking partners Circle uses for managing the ~25% portion of USDC reserves held in cash. While we await clarity on how the FDIC receivership of SVB will impact its depositors, Circle & USDC continue to operate normally.https://t.co/NU82jnajjY
— Circle (@circle) March 10, 2023
Embora a Circle tenha afirmado que a empresa e a USDC continuam operando normalmente, a situação levanta preocupações sobre a confiança dos investidores na stablecoin e destaca a necessidade de transparência e garantia em relação à segurança das reservas de caixa das moedas digitais.
Como as stablecoins têm um papel fundamental no funcionamento do mercado de criptomoedas, é importante que a indústria desenvolva mecanismos para garantir sua estabilidade e segurança financeira, evitando situações como a enfrentada pela USDC.
Banco do Vale do Silício fecha as portas: FDIC toma posse
O Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia anunciou o fechamento do Silicon Valley Bank e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) foi nomeada para assumir suas operações. A FDIC criou o Deposit Insurance National Bank of Santa Clara para proteger os depositantes segurados.
O Silicon Valley Bank, conhecido por fornecer serviços bancários a start-ups e capitalistas de risco, é a primeira instituição segurada pelo FDIC a falir este ano. As negociações das ações do banco foram interrompidas na sexta-feira, depois que as ações caíram 63% nas negociações de pré-mercado.
Todos os depósitos segurados no banco falido foram transferidos para o DINB, garantindo que os depositantes segurados terão acesso aos seus depósitos segurados até o dia 13 de março, de acordo com um anúncio do FDIC.
Esse fechamento ocorre dois dias depois que o Silvergate Bank, com sede em La Jolla, na Califórnia, anunciou planos para encerrar suas operações, o que gerou apreensão no mercado financeiro.