A Blackfridge, uma empresa de criptomoedas, anunciou o “poundtoken”, uma stablecoin regulamentada pelo Reino Unido. A stablecoin, denotada pelo símbolo GBPT, é totalmente apoiada por reservas em libras esterlinas. É a primeira stablecoin de libra britânica regulamentada do mundo.
Stablecoins são criptomoedas que se esforçam para manter a paridade com uma moeda emitida pelo governo, normalmente o dólar americano. Alguns emissores de stablecoin, como MakerDAO, são protocolos blockchain descentralizados, enquanto outros, como Circle, são empresas centralizadas. O último tipo inclui Blackfridge. De acordo com o CEO da Blackfridge, Alan Sun, o mercado de criptomoedas passou recentemente por algumas semanas “difíceis” , com muitos participantes perdendo ativos devido à queda do UST da Terra.
Ele afirmou que o GBPT fornecerá “a estabilidade da libra britânica e a garantia de regulamentos financeiros britânicos estritos, combinados com a velocidade, transparência e integridade do blockchain”. O GBPT foi lançado inicialmente no Ethereum, mas também está planejado para crescer para outras blockchains. O Poundtoken está atualmente disponível para negociação no UniSwap, Gate.io e Bittrex Global, mas a empresa promete que mais plataformas seguirão o exemplo em breve. A Autoridade de Serviços Financeiros da Ilha de Man regula e licencia a Blackfridge.
A Ilha de Man é um território autônomo da Coroa Britânica localizado entre a Inglaterra e a Irlanda no Mar da Irlanda. Não é um território ultramarino britânico nem parte do Reino Unido. Um auditor, KMPG, já foi contratado para verificar se a moeda permanece totalmente lastreada: ela emitirá declarações de prova de reserva mensalmente. Outros emissores de stablecoin também aumentaram suas ofertas, com os principais provedores Circle e Tether planejando introduzir moedas lastreadas em euro e peso mexicano, respectivamente.