Em um desenvolvimento recente, a stablecoin de Hong Kong será testada com grandes participantes, a exemplo do Standard Chartered Bank e Animoca Brands. Em um anúncio oficial, em 18 de julho, Autoridade Monetária de Hong Kong informou sobre o primeiro lote de participantes do sandbox de stablecoins.
No entanto, o comunicado destacou um alerta de que os participantes mencionados ainda não estão autorizados a solicitar financiamento do público, tendo em vista que a região segue se esforçando de forma contínua para se tornar um centro de criptomoedas.
A Hong Kong Monetary Authority (HKMA) anunciou hoje (18 de julho) a lista de participantes do sandbox de emissores de stablecoin. As seguintes instituições (em ordem alfabética de seus nomes) participarão do sandbox com efeito a partir de hoje: Tecnologia JINGDONG Coinlink Hong Kong Limitada; RD InnoTech Limited; e Standard Chartered Bank (Hong Kong) Limited, Animoca Brands Limited, Hong Kong Telecomunicações (HKT) Limited”.
A HKMA ressaltou sua permissão para que as instituições possam testar planos operacionais visando a emissão de stablecoins “com o objetivo de formular um regime regulatório adequado e baseado em risco”.
O sandbox foi lançado em março deste ano e é ima inovação que faz parte dos esforços da HKMA para facilitar o desenvolvimento do ecossistema de stablecoin em Hong Kong. “Por meio do sandbox, a HKMA permite que instituições com planos de emitir stablecoin em Hong Kong conduzam testes em seus planos operacionais e também facilita a comunicação bidirecional sobre os requisitos regulatórios propostos, com vistas a formular um regime regulatório adequado à finalidade e baseado em risco”.
De acordo com o regulador, em seu estágio inicial, os participantes do sandbox não lidarão com os fundos do público em geral, além de não solicitar também o financiamento do público, nem oferecerão quaisquer produtos associados ao sandbox. “Os membros do público devem permanecer vigilantes a possíveis golpes que supostamente estão relacionados ao sandbox. A HKMA fará um anúncio separado caso os participantes do sandbox sejam autorizados a lidar com os fundos do público em geral dentro de um escopo limitado como resultado de ajustes no escopo de teste”.
Vale lembrar que, em março, a Conflux Network, a única blockchain pública que atende às regulamentações chinesas, anunciou seu papel crucial no lançamento bem-sucedido da AxHKD, uma stablecoin lastreada pelo dólar de Hong Kong (HKD). Este desenvolvimento é o resultado de uma colaboração com a AnchorX, uma fintech local que visa revolucionar o setor de moedas digitais na Ásia.