A recente queda da stablecoin UST abalou o mercado em seu núcleo. Essa remoção foi creditada pela maior parte do crash do mercado e pelo impulso incrivelmente baixo que acompanhou a maioria dos ativos digitais no espaço desde então. A maioria das outras stablecoins, embora desafiadas, conseguiu manter sua paridade. Ou seja, todas, exceto uma, que agora se tornou a segunda stablecoin a perder seu peg em menos de duas semanas.
De-Pegs de stablecoin DEI
Outra stablecoin atrelada ao dólar, conhecida comumente como DEI, perdeu sua indexação e agora está sendo negociada significativamente abaixo de um dólar. Esta stablecoin parece estar sofrendo os efeitos posteriores do crash da UST, que fez com que os investidores depositassem menos fé nas stablecoins.
DEI é a segunda stablecoin algorítmica respaldada por criptomoedas que perderam sua indexação ao dólar em um período de duas semanas. Esse ativo digital em particular foi apoiado pela criptomoeda nativa do ecossistema Deus Finance, DEUS, até 20%, e a maioria de suas reservas estava em uma variedade de outras stablecoins.
Ao contrário do crash da UST, a remoção do DEI teve a ver com vários hacks que abalaram o ecossistema. Um hack de US $ 3 milhões em março deixou o protocolo incapaz de fornecer USDC suficiente para apoiar o DEI. Principalmente os hacks foram vários ataques de empréstimos em flash que, juntamente com a queda do valor do DEUS, viram o DEI perder seu peg.
Após a remoção, a equipe da Deus Finance foi ao Twitter para garantir à sua comunidade que estava trabalhando para restaurar a indexação de 1:1 dólar. No entanto, a fé no token caiu muito e não houve muita recuperação na stablecoin. Na terça-feira, o valor do DEI havia caído para 60 centavos. No momento da redação deste artigo, está sendo negociado a 58 centavos. Esses preços indicam que as medidas que estão sendo implementadas pela equipe da Deus Finance podem não ter surtido efeito até o momento.
Uma das medidas implementadas foi um programa de títulos. Este programa de títulos é basicamente um título do tesouro que vai retirar 35 milhões de DEI de circulação, reduzindo a oferta em um esforço para recuperar a paridade. De acordo com o último post em sua conta no Twitter, a equipe do Deus Finance continua trabalhando para restaurar o peg.
DIP-7: $DEUS Treasury Bonds
We are proposing a treasury bond program aimed at securing peg stability 💪
These treasury bonds allow users to deposit collateral and earn a fixed interest based on the maturity date.
Read more about it here: https://t.co/UBhE3XAY7K$DEI
— DEUS (@DeusDao) May 15, 2022
Em outros lugares, o peg UST registrou alguma recuperação. Essa stablecoin que foi o gatilho do mercado fez com que os investidores perdessem bilhões após seu crash, que inadvertidamente levou ao colapso do LUNA. O declínio de ambos os ativos digitais agora levou muitos no espaço a concluir que as stablecoins apoiadas por criptomoedas não são viáveis. Uma das principais razões é que essas criptomoedas são muito voláteis e quando seus preços flutuam como têm sido nos últimos tempos, a atrelagem do dólar das stablecoins que elas apoiam está ameaçada.