A Square, liderada por Jack Dorsey do Twitter, está avançando com seus planos de iniciar no setor crypto. Com a publicação do Whitepaper tbDEX, a Square está efetivamente se movendo para construir um “protocolo para descobrir liquidez e trocar ativos (como bitcoin, moeda fiduciária ou bens do mundo real)” que operaria com um certo grau de anonimato e sem intermediários.
O white paper tem vários pontos controversos, no entanto. Em primeiro lugar, afirma que irá operar “sem a necessidade de intermediários e corretores fiduciários centralizados”, permitindo assim serviços financeiros descentralizados para as grandes massas.
Esse conceito básico é a base de estruturas estabelecidas e protocolos de segurança para troca na Internet, como as estruturas definidas para infraestrutura de chave pública sobre a qual a segurança básica da web mundial é construída. A segurança criptográfica e a falta de confiança são importantes para os usuários de criptografia, e um empurrãozinho para a verdadeira descentralização de uma empresa como a Square é um movimento bem-vindo.
Anunciado pela primeira vez em julho, o TBD da Square está sendo construído como uma camada baseada nos conceitos básicos do Bitcoin, mas não diretamente do blockchain do Bitcoin. Em vez disso, é uma série de esquemas de liquidação on-ramp (fiat to crypto) e off-ramp (crypto to fiat) que também envolvem Instituições Financeiras Participantes (PFIs) atendendo usuários com identificadores descentralizados (DIDs).
O último é um novo tipo de identificador que cria identidades digitais verificáveis e descentralizadas, enquanto o primeiro se refere a entidades externas à rede sem permissão do TBD que oferecem serviços de liquidez para tbDEX, criando efetivamente uma ponte perfeita entre fiat e crypto.
“Ainda é proibitivamente difícil para a pessoa média, começando com instrumentos de pagamento de moedas fiduciários tradicionais, acessar diretamente as rampas de entrada e saída do sistema financeiro descentralizado, precisamos de uma ponte melhor para isso futuro. O protocolo tbDEX é direcionado para este problema. “segundo o white paper.
Esses sistemas de finanças descentralizadas não são novos, eles já estão implementados por meio de contratos inteligentes cross-chain e inter-blockchain, especialmente aqueles que operam através e ao lado do blockchain Ethereum. A conceitualização de TBD oferece uma ponte para esse problema, mas ainda não vimos isso entrar em ação e tornar-se comum, com pessoas comuns adotando maciçamente isso como o caminho mais fácil para o ecossistema criptográfico.