A Square Enix tem sido uma das vozes mais altas em apoio a jogos baseados em blockchain e NFT na indústria de jogos, mas agora a editora está realmente colocando seu dinheiro onde deve.
Hoje, a empresa japonesa anunciou que venderá estúdios e grandes propriedades incluindo Tomb Raider para ajudar a financiar novos movimentos de negócios, inclusive no espaço blockchain. O Embracer Group concordou em pagar US$ 300 milhões à Square Enix para adquirir propriedades como Tomb Raider, Deus Ex, Legacy of Kain e Thief, bem como os estúdios de jogos Crystal Dynamics, Eidos-Montréal e Square Enix Montréal. Os três estúdios empregam coletivamente cerca de 1.100 pessoas no total.
Em seu comunicado à imprensa, a Square Enix atribuiu a venda à necessidade de “[adaptar-se] às mudanças em andamento no ambiente de negócios global, estabelecendo uma alocação mais eficiente de recursos”. Também chamou especificamente o “lançamento de novos negócios”, com o blockchain listado ao lado de tecnologias como IA e computação em nuvem. A Square Enix ainda tem suas franquias de RPG de longa data Final Fantasy, Dragon Quest e Kingdom Hearts, juntamente com IPs mais recentes, como Life is Strange e Just Cause. No entanto, aparentemente reduzirá suas operações gerais de desenvolvimento de jogos como resultado da venda.