Embora a maioria dos traders considere o termo “spread de preços” insignificante quando se trata de como ele afeta seu portfólio geral, ele é essencial para a compreensão de como o mercado funciona como um todo. Isso ocorre porque afeta a liquidez, a volatilidade e o preço das criptomoedas.
O que é Spread Trading?
Spread é a diferença entre a oferta de lance mais alta e a oferta de venda mais baixa em um livro de pedidos . Em termos mais simples, é a diferença entre o preço pelo qual as pessoas estão dispostas a comprar um ativo e o preço pelo qual as pessoas estão dispostas a vender um ativo. Por exemplo, digamos que você queira comprar Bitcoin. Você pode dizer ao vendedor que está disposto a pagar $ 37.000 por um Bitcoin . No entanto, o vendedor pode responder à sua oferta dizendo que não venderá Bitcoin por nada menos que $ 40.000. A diferença entre seu lance para comprar Bitcoin por $ 37.000 e a oferta do vendedor de vender Bitcoin por $ 40.000 é chamada de spread comercial.
Como funciona o Spread Trading?
Em uma carteira de pedidos, os mais proeminentes são os seguintes três preços:
- O preço de lance mais alto.
- O menor preço de venda.
- O último preço negociado.
Conforme discutido, a diferença entre o preço de compra e o preço de venda é o spread. Apesar de a última negociação ter sido feita a um preço específico, isso não significa que uma transação ocorrerá com o mesmo preço. Uma grande diferença entre o preço de compra e o preço de venda está freqüentemente relacionada a carteiras de pedidos com baixa liquidez. Como cada cripto troca tem seu mercado, algumas podem conter mais liquidez do que outras, representando, portanto, uma oportunidade de arbitragem .
Além disso, um spread reflete a diferença na percepção do valor do ativo. Junto com isso estão os comerciantes e investidores que desejam obter lucro, razão pela qual o preço flutua. É o que possibilita os preços médios de mercado e que permite aos usuários fazer operações rápidas a “preço de mercado”.
Como calcular o spread comercial?
Agora que cobrimos o conceito, é igualmente importante saber como calcular o spread comercial.
Por exemplo, se estivermos em uma troca para o par de negociação BTC / USDT a qualquer momento, o menor preço de venda do Bitcoin é $ 39.184,93 e o lance mais alto é $ 39.184,92. Para calcular o spread, tudo o que precisamos fazer é deduzir o preço de lance mais alto do preço de venda mais baixo.
Spread = preço de pedido – preço de lance
Spread = $ x – $ y
= $ 39.184,93 – $ 39.184,92
= $ 0,01
Portanto, $ 0,01 representa o spread, que é essencialmente a diferença de preço entre o preço pedido e o preço proposto.
O impacto das propagações comerciais no mercado criptográfico
Os spreads comerciais afetam a liquidez e a volatilidade dos preços de um mercado. Quanto menos líquido for um mercado, maior será seu preço médio e vice-versa. A liquidez de um mercado é o preço pelo qual um item / ativo pode ser vendido ou comprado naquele mercado instantaneamente sem afetar seu preço. Portanto, em caso de alta liquidez, é mais provável que a compra reduza o preço de um item, pois o spread comercial seria menor em um mercado de alta liquidez.
Além disso, os spreads são responsáveis por aumentar a volatilidade do preço de um cripto ativo. Por exemplo, se o preço do Bitcoin em uma Exchanger de criptomoedas for mais alto do que em outras Exchangers , os negociantes começarão a comprá-lo nessas plataformas. O Bitcoin pode então ser vendido na Exchanger onde o preço é mais alto para obter algum lucro. Isso resultará em um despejo, fazendo com que o preço do Bitcoin caia.
Benefícios e riscos da negociação de spread
Benefícios da Spread Trading
Spread trading apresenta oportunidades de arbitragem para investidores e traders. Um spread de preço pode ser aproveitado comprando um ativo a um preço mais baixo em uma Exchanger e vendendo-o em outras Exchangers. Popularmente conhecido como negociação de arbitragem , tem sido aproveitado por comerciantes inteligentes que sabem como se beneficiar dos spreads de preços. No entanto, um investidor deve transferir esses fundos antes que seus preços sejam alcançados entre certas Exchangers.
Riscos de Spread Trading
Embora o spread trading pareça atraente, não é à prova de balas e apresenta riscos. Primeiro, os comerciantes devem saber como identificar pares correlacionados de criptomoedas. Isso significa que eles devem compreender seu valor de mercado e movimentos de preços. Em segundo lugar, o tempo é essencial. Um par subjacente precisa ser líquido o suficiente para que um trader possa agir instantaneamente quando a diferença de preço desaparecer. Finalmente, embora o mercado de criptomoedas seja altamente volátil, não há garantia de que o preço irá se reconverter. Os custos podem ou não se correlacionar novamente. Todos os investimentos trazem riscos e as criptomoedas são ainda mais voláteis do que o mercado de ações.