O blockchain Solana enfrentou seu segundo problema no desempenho de rede nesta semana; dessa vez, o bug aconteceu na última quinta-feira (06). De acordo com a Solana, isso está acontecendo por causa de um aumento nas transações de alta computação.
Dessa forma, a capacidade da rede, originalmente anunciada que suportaria 50 mil transações por segundo (TPS), foi reduzida para vários milhares de TPS. A Solana citou que esse é principal motivo pelo qual os usuários experimentaram falhas nas transações e acrescentou que seus desenvolvedores já estão trabalhando para consertar os problemas.
Esse último problema de rede surgiu apenas alguns dias depois de um incidente parecido na terça-feira passada (04), quando os usuários tiveram os mesmos problemas registrados ontem. Muitos especularam que o incidente de terça foi devido a um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), mas o cofundador de Solana, Anatoly Yakovenko, afirmou pelo Twitter, que foi apenas “a dor de conseguir comercializar um novo runtime”.
Em meio a esses eventos recentes, o diretor de investimentos da Cyber Capital, Justin Bons, apontou sua desaprovação com a Solana publicamente, também pelo Twitter, enumerando razões pelas quais ele não apoia mais o projeto. Bons afirmou que Solana está “exibindo consistentemente um padrão de mau comportamento” e “prioriza atrair investidores ignorantes ao invés de um bom design de blockchain.
O diretor da Cyber Capital criticou também o sistema de segurança da rede, comentando que os ataques DDoS não é a única preocupação, e disse ainda que o DDoS pode ser combinado com um ataque de 51%. Com isso, ele afirma que os invasores podem “obter temporariamente controle proporcional sobre a rede, atacando outras partes interessadas”, o que foi totalmente descartado por Yakovenko.
Em 2021, a Solana passou por problemas com um ataque DDoS, causando um efeito semelhante, também danificando o desempenho da rede. O chefe de comunicações do Solana Labs, Austin Federa, disse na época que a interrupção ocorreu depois que uma série de transações durante uma oferta inicial de DEX e que “pousou em um bloco de Solana que consumiu uma quantidade excessiva de poder de computação”.