A rede Solana, uma das principais plataformas de blockchain do mundo, sofreu uma interrupção significativa no dia 25 de fevereiro, com um tempo de inatividade que durou cerca de quase um dia cerca de 20 horas. Esta foi a primeira interrupção do serviço ocorrida neste ano, mas a reputação da rede de baixa confiabilidade foi consolidada após 11 grandes interrupções e três pequenas em 2022.
De acordo com Anatoly Yakovenko, fundador da Solana, a interrupção da semana passada estava relacionada à atualização de rede 1.14, que pretendia trazer melhorias de velocidade e escala. No entanto, o lançamento da atualização 1.14 desencadeou uma degradação significativa da rede, cuja causa ainda está sendo investigada.
Para evitar futuras interrupções, a equipe da Solana está se concentrando na melhoria do processo de lançamento de software para atualizações. Isso envolverá o uso de desenvolvedores e auditores externos para caçar bugs e exploits. Além disso, estão sendo feitas mudanças na equipe adversária para testes mais completos e na análise de procedimentos de reinicialização de rede mais simples e eficientes.
De acordo com uma postagem de Anatoly Yakovenko o objetivo é,”Fornecer uma rede rápida, confiável e escalável para avançar em direção a uma web melhor e descentralizada continua sendo uma prioridade.”
Yakovenko explicou que a Solana já estava trabalhando nos últimos 12 meses para melhorar a estabilidade da rede através de várias iniciativas, incluindo a construção de um segundo cliente validador, melhores ferramentas, atualização do protocolo de comunicação de rede para “QUIC” e melhorias na infraestrutura RPC.
A Solana é conhecida por sua velocidade e escalabilidade, com transações que podem ser processadas em menos de um segundo e com custos mais baixos do que outras plataformas. No entanto, as interrupções frequentes têm levantado preocupações sobre sua confiabilidade e levado a concorrência com outras plataformas.
No momento da publicação, o preço do Solana estava cotado em US$ 22,62 em alta de 1.4% nas últimas 24 horas.