Solana divulgou, em 9 de janeiro, um relatório em que revela que o ecossistema SOL agora tem mais de 2.500 desenvolvedores ativos mensais em meio ao crescimento do ecossistema, desenvolvimentos de projetos, alta de preços e aumento de meme coins.
Sem dúvidas, Solana brilhou entre as principais criptomoedas do mercado em 2023, apresentando uma recuperação surpreendente.
“O ecossistema de desenvolvedores Solana continua a crescer. Ao longo de 2023, o ecossistema de desenvolvedores fez grandes avanços em ferramentas, experiência de desenvolvedor, qualidade de conteúdo e diversidade de linguagens de programação disponíveis. Hoje, o ecossistema de desenvolvedores Solana tem mais de 2.500 desenvolvedores ativos mensais em repositórios de código aberto, crescimento contínuo de desenvolvedores profissionais ingressando no ecossistema e um ambiente de desenvolvimento maduro”.
No comunicado, Solana destacou que a saúde de um ecossistema de desenvolvedores em qualquer blockchain é vital para sustentar a rede, ressaltando as seguintes métricas vitais: Total de desenvolvedores de código aberto ativos mensais; Retenção do Desenvolvedor; Nível de experiência do desenvolvedor; Crescimento do desenvolvedor.
Solana ressaltou que uma das maneiras mais simples para medir o crescimento de uma rede é observando o número de desenvolvedores ativos mensais construindo na cadeia.
“Na Fundação Solana, usamos um serviço de código aberto para coletar dados de desenvolvedores e documentamos publicamente como coletamos esses dados. No ano passado, tivemos um número constante de cerca de 2.500 a 3.000 desenvolvedores ativos mensais construindo em Solana ao longo do ano”, afirmou.
Anatoly Yakovenko prioriza desempenho e velocidade em Solana
A recente interação entre Anatoly Yakovenko, cofundador do Solana Labs, e Vitalik Buterin, cofundador da Fundação Ethereum, iluminou os diferentes caminhos que essas duas figuras proeminentes da blockchain visualizam para o futuro da tecnologia. Enquanto Vitalik Buterin enfoca uma visão cypherpunk para o Ethereum, Yakovenko concentra-se em acelerar ainda mais o Solana.
Vitalik Buterin publicou um blog detalhando sua visão para o Ethereum, enraizada no ethos cypherpunk. Esta abordagem defende o uso de criptografia e tecnologias de privacidade para impulsionar mudanças sociais e políticas. Buterin enfatizou a necessidade de manter ferramentas descentralizadas e tecnologias de privacidade no cerne do Ethereum, visando um ecossistema mais seguro e versátil.