O blockchain da Solana sofreu um novo ataque DDoS durante a madrugada desta terça-feira (04). Contudo, aparentemente, a rede está em boas condições de funcionamento durante a produção dessa matéria. Esse foi o terceiro incidente semelhante nos últimos meses.
De acordo com o jornalista chinês Colin Wu, a rede Solana caiu durante o dia lá na China (madrugada no Brasil). O invasor teria usado um spam para continuar o ataque distribuído de negação de serviço, em tradução livre, ou DDoS.
A rede estava online novamente após cerca de quatro horas do registro inicial de queda. Um ataque DDoS normalmente sobrecarrega ou obstrui a rede, enviando várias solicitações ao recurso da web da vítima e assim impede que a plataforma funcione corretamente.
No entanto, nenhum detalhe oficial foi confirmando e o ataque sequer foi divulgado pela fundação Solana, mas não deixa de ser uma nova vez que um ataque desse tipo ocorre à rede, na verdade é o terceiro nos últimos seis meses.
Além disso, várias contas no Twitter afirmaram que a rede Solana sofreu uma “grande desaceleração” ao invés de uma interrupção. Membros do CryptoCurrency também alegaram que a vulnerabilidade do sistema é um “toque de morte” para os comerciantes sérios.
Culpar os invasores é pura desonestidade. Uma blockchain bem projetada não deve ter invasores, ela deve continuar produzindo blocos com base nos parâmetros da rede, e não fazer uma pausa porque alguém enviou spam nas transações”, dizia na postagem do CryptoCurrency.
O primeiro ataque desse tipo à rede Solana foi registrado em setembro passado, quando teve instabilidade durante 45 minutos. Durante este tempo, os validadores da Solana estavam se preparando para um novo lançamento antes de serem atingidos por uma paralisação de 17 horas devido à atividade de botting em massa para um IDO no DEX baseado em Solana.
Três meses depois, a rede teria sido atingida por um segundo ataque DDoS, mesmo online o tempo todo, porém com a rede congestionada. Na época, o cofundador Raj Gokal esclareceu que não houve ataque DDoS, mas um jogo NFT SolChicks causou problemas de desempenho no blockchain Solana.