A Fundação Solana revelou recentemente a introdução de um novo recurso visando facilitar as transações dentro do blockchain através de links compartilháveis. O novo recurso deverá revolucionar a forma de interação entre os usuários e o blockchain Solana.
Em um comunicado oficial divulgado, em 25 de junho, a Fundação Solana anunciou o lançamento do “Solana Actions” e “blockchain links” ou “blinks”. A novidade tem uma tecnologia inovadora e vai permitir que qualquer site capaz de exibir uma URL possa executar uma transação Solana de forma perfeita.
“Hoje conectamos Solana a toda a internet. Vote, doe, cunho, troque, pague – use Solana em qualquer lugar”, anunciou. Conheça os blinks (links blockchain) – uma nova primitiva que transforma ações onchain em links compartilháveis. Em qualquer lugar onde você possa compartilhar um link na internet, você pode iniciar ações do Solana (mesmo no X!)”, escreveu em seu comunicado na plataforma.
Today, we connect Solana to the entire internet.
Vote, Donate, Mint, Swap, Pay — use Solana, everywhere. pic.twitter.com/XjoBF0uO2a
— Solana (@solana) June 25, 2024
De acordo com a equipe por trás do projeto, Blinks trazem Solana Actions para qualquer site ou aplicativo. Ações Solana são APIs que retornam transações Solana, simplificando a assinatura e o envio usando: Aplicativo nativo e botões móveis; Códigos QR escaneáveis; Piscas compartilháveis.
Em um desenvolvimento inovador, Solana Actions and blinks foi criado com o intuito de integrar os recursos de blockchain Solana de forma direta a interfaces da web através de links compartilháveis.
No momento da publicação, o preço do Solana estava cotado em US$ 136,63 com alta de 0.5% nas últimas 24 horas.
Blockchain Solana (SOL) ativa atualização mais crucial em anos
O blockchain Solana (SOL) ativou recentemente uma atualização muito importante dentro do seu ecossistema. Solana ativou em sua rede principal a tecnologia ZK Compression. A expectativa é de que o novo recurso no blockchain altere como os dApps de Solana são dimensionados, além de reduzir grandemente os preços computacionais.
Especificamente, a tecnologia ZK Compression é uma atualização muito importante para as métricas de escala e desempenho do blockchain Solana. Comentando sobre o novo recurso, Mert Mumtaz, cofundador e CEO da Helius, um aplicativo de infraestrutura Solana, destacou sua estimativa que a tecnologia possa trazer “melhorias de escala de 10.000 vezes” ao design L1 da rede.