Em um anúncio recente, a Fundação Solana revelou que realizou a remoção de alguns operadores validadores de seu programa de delegação por causa de seus respectivos envolvimentos em ataques sanduíche a usuários do blockchain Solana. O líder de relações do validador Solana, Tim Garcia, comentou sobre o ocorrido em um posicionamento divulgado no servidor Discord da Fundação Solana.
“As decisões neste assunto são finais. As ações de fiscalização estão em andamento à medida que detectamos operadores participando de mempools que permitem ataques sanduíche”, afirmou.
Um ataque sanduíche se caracteriza por ser um tipo de exploração frontal em que um invasor faz duas transações em torno da transação da vítima visando a manipulação do preço e a obtenção de lucro com a diferença. Este tipo de ataque vai contra as normas estabelecidas pela Fundação Solana.
“Operadores envolvidos em atividades maliciosas, como participar de um mempool privado para transações de ataque sanduíche ou de outra forma prejudicar usuários Solana, não serão tolerados pelo programa de delegação. Qualquer pessoa encontrada envolvida em tal atividade será rejeitada do programa e qualquer participação da Fundação será imediata e permanentemente removida.”
Em uma publicação, Mert Mumtaz, cofundador do provedor Solana RPC Helius, comentou sobre a ação e destacou que a recente medida vai garantir que a entidade não realiza a delegação a validadores que realizam ataques sanduíche maliciosos contra os usuários de varejo.
“A Fundação Solana não está interessada em que usuários de varejo sejam roubados, especialmente com sua própria participação – o resultado final é apenas que a Fundação não delega a validadores que roubam o varejo por meio de ataques sanduíche (para referência, a Fundação delega menos de 16% de toda a participação na Solana) – o mais importante é que esses operadores ainda podem fazer o que quiserem, é uma rede sem permissão – simplesmente não será subsidiada pela Fundação – ainda há uma tonelada de outras formas de MEV em Solana”, escreveu.
No momento da publicação, o preço do Solana estava cotado em US$ 158,29 com baixa de 1.8% nas últimas 24 horas.