- Solana pode valorizar até 50% do mercado Ethereum
- Adoção institucional crescente impulsiona Solana
- Stablecoins catalisam expansão da rede Solana
De acordo com um novo estudo da Market Vector, uma subsidiária da VanEck, a blockchain Solana apresenta um potencial significativo para alcançar 50% do valor de mercado do Ethereum.
A análise revela que a rede Solana processa mais de 3.000% de transações e possui um número de usuários ativos diariamente superior em mais de 1.300% em comparação com a Ethereum. Além disso, as taxas para realizar transações nessa rede são consideravelmente inferiores.
Apesar dessas vantagens, muitas instituições ainda hesitam em adotar a Solana. O relatório aponta que o valor de mercado da Solana representa apenas 22% do Ethereum, indicando que ela está subvalorizada e possui características técnicas superiores. Estudos independentes sugerem que Solana pode vir a representar metade do valor de mercado do Ethereum, o que elevaria o preço de seu token para cerca de US$ 300.
Apesar do desempenho superior da Solana em várias métricas importantes, sua capitalização de mercado permanece em apenas 22% da Ethereum. Essa disparidade se torna ainda mais pronunciada quando você considera a atividade combinada da Ethereum e suas soluções de Camada 2. A Solana continua a superar o desempenho em volume de transações e engajamento do usuário, mas seu valor no mercado fica significativamente para trás.
Há uma especulação crescente de que isso está prestes a mudar. Com base em pesquisas de terceiros, Solana tem o potencial de atingir 50% do valor de mercado do Ethereum, com previsões colocando SOL a um preço de USD 330. Essas previsões são derivadas de modelos técnicos disponíveis em plataformas como TradingView, sugerindo uma possível mudança sísmica no cenário de criptomoedas se esse aumento de valor de mercado ocorrer.
Um relatório complementar de junho colocou Solana ao lado de gigantes como Ethereum e Bitcoin, citando a probabilidade de Solana ser incluída nos próximos ETFs. Gestores de ativos já estão apresentando propostas para ETFs baseados em Solana junto à SEC dos EUA.
Apesar da percepção positiva por parte dos investidores de varejo sobre as vantagens de Solana em relação a outros blockchains, a adoção por parte dos investidores institucionais tem sido moderada. O relatório atribui essa diferença de adoção ao fato de o Ethereum ter entrado no mercado em 2014, enquanto Solana foi lançada somente em 2018. Essa diferença temporal contribuiu para uma maior familiaridade dos investidores institucionais com o Ethereum.
No momento da publicação, o preço do Solana estava cotado em US$ 149,73 com alta de 2% nas últimas 24 horas.