A organização independente de classificação DeFiSafety teve poucos elogios para Solana após suas repetidas interrupções e problemas de confiabilidade este ano. A empresa, que gera Revisões de Qualidade de Processo (PQRs) para plataformas de criptomoedas e finanças descentralizadas ( DeFi ), divulgou um relatório sobre Solana e foi altamente crítico.
“Devido ao tempo de inatividade repetido, Solana tem a segunda pior pontuação de risco técnico final das 15 cadeias que analisamos até agora”, afirmou.
A DeFiSafety não é uma empresa de segurança ou auditoria de código, mas analisa a qualidade do processo e a documentação por trás do código. A empresa canadense fornece pontuações de cadeia com base em vários fatores, como contratos e equipes inteligentes, documentação, testes, segurança, controles administrativos e oráculos.
1/28 Due to repeated downtime, @solana has the second worst final technical risk score of the 15 chains that we have reviewed so far. Only @Ronin_Network has a lower score at this point. This is for a variety of reasons. 🫤 pic.twitter.com/GLhugXmPi8
— DeFiSafety (@DefiSafety) June 7, 2022
Solana tem sido frequentemente apontado como um “ assassino do Ethereum ”, mas falhou miseravelmente em cumprir essa afirmação. A rede sofreu pelo menos cinco interrupções totais ou parciais ou interrupções de serviço desde o início deste ano e várias em 2021.A última grande interrupção foi em 1º de junho, quando um bug impediu a obtenção de consenso que afetou a produção do bloco. DeFiSafety afirmou:
“A pontuação base de Solana é baixa. Apesar de um repositório de software público e uma boa documentação, sua infraestrutura relacionada aos nós é inferior.”
Ele acrescentou que há apenas uma implementação de nó e as atualizações são “manipuladas de maneira aleatória” sem nenhum processo para um nó de arquivamento. Ainda não está claro onde a cadeia armazena sua história sem atualizações documentadas na ponte Solar depois que os arquivos foram abandonados.