Recentemente, temos acompanhado diversas discussões sobre a escalabilidade e a segurança das redes blockchain, especialmente com o avanço da computação quântica. Nesse contexto, a Solana surge com novidades importantes: seus desenvolvedores estão trabalhando em atualizações significativas para impulsionar o desempenho e a segurança da rede, buscando superar desafios de escalabilidade e se blindar contra as ameaças quânticas, em uma clara tentativa de se posicionar como um forte concorrente do Ethereum.
Uma das principais iniciativas em desenvolvimento é uma solução para lidar com os desafios de escalabilidade da Solana. A proposta central é implementar um sistema baseado em rede que aprimora a computação em bloco. Essa abordagem inovadora introduz o chamado “Accounts Lattice Hash”, que utiliza hash homomórfico para calcular de forma eficiente um hash do estado total da conta.
“Esta proposta adiciona um novo hash, Accounts Lattice Hash , que usa hash homomórfico para manter um hash do estado total da conta. O Accounts Lattice Hash é rápido de atualizar e seguro, permitindo (1) que cada bloco contenha o hash de todas as contas, em vez de apenas as contas alteradas naquele bloco, e (2) removendo o Epoch Accounts Hash”, destacaram os desenvolvedores.
Na proposta, os desenvolvedores explicaram que o objetivo principal é escalar Solana para bilhões de contas e calcular um “hash de todas as contas” em tempo e espaço práticos. Atualmente, existem dois tipos principais de hashes de contas usados no Solana: Epoch Accounts Hash, um hash baseado em merkle do estado total da conta; e Accounts Delta Hash, um hash baseado em merkle de contas escritas em um único bloco.
“Ambos os hashes têm limitações. Eles calculam a raiz de uma árvore Merkle de contas, classificada por chave pública, o que torna o dimensionamento desafiador devido à quantidade de dados necessária. É também por isso que há dois hashes distintos: o Epoch Accounts Hash faz o hash de todas as contas, mas é pouco frequente; e o Accounts Delta Hash é todo bloco, mas contém apenas o subconjunto de contas escritas naquele bloco. O ideal seria que cada bloco contivesse um hash do estado total da conta”.
Caso essa proposta seja aprovada, a Solana estará otimizada para suportar bilhões de contas, mantendo computações rápidas e seguras, sendo este um passo significativo visando uma melhora no rendimento e a confiabilidade do blockchain.
No momento da publicação, o preço do Solana estava cotado em US$ 211,19 com baixa de 4.7% nas últimas 24 horas.