Solana anunciou, em 21 de abril, um rastreador para medir suas próprias emissões de carbono em tempo real, sendo uma das primeiras blockchains com o recurso. O rastreador de emissões foi desenvolvido em colaboração com Trycarbonara, uma plataforma de dados de carbono.
Em nota, a Solana explicou que o rastreador “incorpora software diretamente nos nós Solana para fornecer a medição mais abrangente e precisa da pegada do blockchain até o momento. Essa medição muda dinamicamente com base na taxa de transferência de validadores individuais, quando eles estão online e offline e mudanças na rede do validador ao longo do tempo”.
“Hoje, a Fundação Solana está liderando a luta climática, tornando Solana uma das primeiras blockchains a ter suas emissões medidas em tempo real, graças a um novo portal de dados criado com TryCarbonara”.
1/ Today, the Solana Foundation is leading the charge in the climate fight by making Solana one of the first blockchains to have its emissions measured in real time, thanks to a new data portal created with TryCarbonara.
Learn more: https://t.co/k4QsZmtjHn pic.twitter.com/gqPwpKtv3u
— Solana (@solana) April 21, 2023
O Solana explicou que o rastreador de emissões muda dinamicamente com base na taxa de transferência e mudanças na rede do validador, incluindo: Emissões de nós RPC; Pegada de carbono de validadores individuais; Emissões incorporadas, incluindo fabricação e transporte de hardware.
Além disso, o novo recurso também inclui gráficos de comparação que ajudam a colocar a pegada de carbono do blockchain Solana, bem como as interações individuais com a cadeia em perspectiva.
“O conjunto de dados é rico em detalhes, aberto e de uso gratuito, possibilitando examinar as fontes de emissões da rede até o nível do validador. Isso permite que validadores e projetos e equipes de ecossistemas analisem as contribuições individuais para a pegada de carbono da rede e explorem estratégias de mitigação”, explicou a rede em nota.
No momento da publicação, o preço do Solana estava cotado em US$ 22,09 em baixa de -1.7% nas últimas 24 horas.