O Shinhan Bank da Coreia do Sul está buscando aproveitar o potencial desses ativos digitais para melhorar os pagamentos transfronteiriços. Com a ajuda da tecnologia de contabilidade distribuída da Hedera, o banco concluiu um teste de viabilidade para pagamentos de remessas usando stablecoin, uma criptomoeda atrelada a um ativo estável como o dólar.
O principal objetivo desse projeto visionário é atacar as falhas associadas aos pagamentos internacionais: altas taxas, prazos de liquidação longos e falta de rastreabilidade. Este teste contou com a participação da SCB TechX, uma unidade inovadora de tecnologia do Siam Commercial Bank, e outras instituições financeiras de renome.
“Stablecoins apresentam uma maneira de transferir valor através das fronteiras de maneira confiável, rápida e a baixo custo. Isso pode aumentar a inclusão financeira e melhorar o acesso a serviços financeiros para indivíduos e empresas em comunidades subatendidas”, declara Byunghee Kim, responsável pelo blockchain no Shinhan Bank.
Neste projeto, o Shinhan Bank utilizou a Ethereum Virtual Machine (EVM), graças aos recursos de contrato inteligente da Hedera. A Hedera menciona que os emissores de stablecoin baseados em EVM poderão participar de futuros pilotos utilizando a mesma estrutura.
Byunghee Kim adiciona: “Com esta próxima fase, temos o prazer de mostrar como a utilização da tecnologia EVM compatível com Hedera pode eliminar intermediários, reduzir custos e acelerar o processo de remessa”.
As transferências internacionais atualmente têm um custo médio de 6%, de acordo com o Banco Mundial. Essas taxas podem ser ainda mais altas quando envolvem países com liquidez limitada e conexões de rede deficientes. Além disso, as transações podem levar de três a sete dias para serem processadas, sem que os clientes tenham visibilidade da transação.
A solução do Shinhan Bank promete mudar este cenário. Através de seu sistema de stablecoin, indivíduos e organizações poderão enviar e receber fundos em stablecoin local a taxas muito mais baixas do que o processo tradicional de remessa. “A conclusão bem-sucedida marca um passo importante em nossos esforços para tornar os pagamentos internacionais mais rápidos, mais baratos e acessíveis para pessoas ao redor do mundo”, conclui Kim.