No típico estilo de moeda meme, Shiba Inu está ganhando muito dinheiro para seus investidores muito rapidamente. O ativo é tendência nas plataformas de mídia social e seus volumes de negociação de 24 horas têm correspondido à sua capitalização de mercado, ambos em ~ $ 15 bilhões. Para contextualizar, a Ethereum tinha uma capitalização de mercado de $ 425 bilhões e um volume de negócios em 24 horas de $ 25 bilhões até o momento.
O frenesi de Shiba Inu coincide com a mania de Dogecoin no início de 2021. E, uma vez que os investidores experimentaram essa exaltação, não hesitam desta vez em investir em tais ativos especulativos.
Agora, existem algumas distinções entre Shiba Inu e Dogecoin em termos de atividade on-chain. No entanto, no final, eles são realmente diferentes?
Shiba Inu borking ‘on-chain’?
Quando Dogecoin bombeou em janeiro-fevereiro de 2021, seu orquestrador principal era um colega da Tesla. Na época, Elon Musk estava ocupado tuitando e apoiando a “credibilidade” e a “rede” do Dogecoin . Chamando isso de melhor do que Bitcoin às vezes, seu suporte necessário foi reduzido com o tempo. E a Dogecoin nunca registrou nenhuma credencial importante na cadeia ou atividade de baleias.
Foi uma corrida de varejo, um cenário do tipo “entre, saia” lucrativo para alguns indivíduos. Com Shiba Inu, a narrativa é realmente diferente, no entanto.
Antes do rali começar, alguns dias atrás, um certo investidor de baleias comprou mais de 6 trilhões de moedas SHIBA Inu no valor de $ 43 milhões em 30 de setembro. Ele acrescentou mais 276 bilhões de tokens em 2 de outubro, antes do rally começar no dia 4.
Além disso, o número de endereços ativos vistos por Shiba Inu também parecia … impressionante. Na verdade, os dados da Sanbase revelaram que fora do rally, o altcoin manteve uma forte atividade durante o período de retirada.
Até o momento, alguns sinais potenciais de topos de preços altos sugeridos estavam se baseando em uma faixa de lucro mais baixa. Isso é logicamente otimista, mas pode permitir que uma falsa confiança chegue aos investidores.
No passado, esse comportamento foi punido pelo mercado. Os tokens Shiba Inu não estão mortos, definitivamente. Mesmo assim, seus casos de uso e utilidade são uma incógnita no momento.
Alguma suposição, então?
Quando lançado há 5 meses, o Shiba Inu foi apresentado à comunidade como um ‘token experimental’ que será utilizado em uma troca descentralizada chamada ShibaSwap. Os DEXs estavam em alta naquela época, então fazia algum sentido em termos de funcionalidade geral (quer dizer, projetava mais utilidade do que DOGE).
Avance rapidamente, no entanto, e o ShibaSwap é na verdade um DEX no momento. Aqui está a pegadinha.
ShibaSwap tem um TVL de $ 270 milhões . TVL prescreve o valor fundamental de qualquer DEX. E o valor mencionado é chocantemente baixo porque Shiba Inu tem uma capitalização de mercado de mais de US $ 15 bilhões.
Por contexto, se for observado o valor TVL do Uniswap, ele girava em torno de US $ 6,7 bilhões até o momento. E, no entanto, sua capitalização de mercado era menor do que a do ShibaSwap, de US $ 13,4 bilhões. Simplificando, o TVL e o valor de mercado da UNI são comparáveis e próximos.